27/11/2020 às 17:44

Córrego Taguatinga ganha galeria de águas pluviais

A partir de agora, os dez mil moradores da Comunidade Rural da Cerâmica contam com um sistema subterrâneo de drenagem

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Quatro metros de galeria dupla de drenagem de águas pluviais foram construídos nas proximidades da Vicinal 311, no Sol Nascente, a pedido da Administração Regional de Ceilândia | Foto: Divulgação/DER/DF

Os 10 mil moradores da Comunidade da Cerâmica, nas proximidades da Vicinal 311, no Sol Nascente, agora não precisam mais se preocupar com os alagamentos que castigavam o local no período chuvoso.

A pedido da Administração Regional de Ceilândia, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) construiu ali, em uma semana, quatro metros de galeria dupla de drenagem de águas pluviais.

A obra foi realizada por administração direta, com recursos, pessoal e maquinário próprio do departamento. O serviço começou com a escavação e a preparação do fundo do córrego Taguatinga para a instalação das manilhas de concreto. A estrutura foi concluída com uma extensão de quatro metros de galeria dupla para escoar a água da chuva e evitar o transbordo do córrego.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) fez a obra no local em uma semana| Foto: Divulgação/DER/DF

Segundo a engenheira do 3º Distrito Rodoviário do DER, Sandra Martins, responsável pela obra, “a instalação dessa galeria é de grande importância para a Comunidade Rural da Cerâmica. As famílias chacareiras que moram nesta região serão beneficiadas com este acesso, pois no período da chuva elas ficavam totalmente ilhadas”.

A dona de casa Regina Pereira, moradora da região há 14 anos, relata a dificuldade que a comunidade enfrentava com a falta de drenagem no local. “Quando chovia isso aqui ficava um lamaçal terrível. As ruas ficavam alagadas e era muito difícil pra gente que mora aqui sair de casa pra qualquer coisa. Agora não passaremos mais por este sufoco”, disse.

*Com informações do DER/DF