02/12/2020 às 21:21, atualizado em 03/12/2020 às 15:30

Cirurgias eletivas são retomadas temporariamente

Até o dia 7 de dezembro, hospitais da rede operam pacientes de várias especialidades

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Desde a suspensão, as cirurgias oncológicas, cardiovasculares, transplantes e judicializadas não deixaram de ser feitas | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Os hospitais da Rede Pública de Saúde voltaram a fazer cirurgias eletivas das especialidades pediátrica, ortopédica, plástica, geral e coloproctologia. A Secretaria de Saúde autorizou a retomada dos procedimentos considerando a redução na taxa de ocupação de leitos Covid-19 com suporte de ventilação mecânica, que nessa terça-feira (1º) estava em 36,36%. Em outubro e novembro, a pasta já havia autorizado a volta das cirurgias eletivas oftalmológicas, urológicas, ginecológicas e vasculares.

A volta das cirurgias ocorre de forma temporária, até o próximo dia 7. Neste período, o cenário epidemiológico da Covid-19 no DF será avaliado. A depender da situação, os procedimentos poderão ocorrer nos dias seguintes.

Desde a suspensão, as cirurgias oncológicas, cardiovasculares, transplantes e judicializadas não deixaram de ser feitas. De acordo com o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez, esse retorno ocorre com a segurança necessária tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde, conforme previsto no Plano de Contingência do Distrito Federal.

“Estamos com a segunda maior produção de cirurgias hospitalares, menor apenas que a do ano de 2019, mesmo em ano de pandemia da Covid-19”, destaca Sanchez. Ele lembra que o momento para esta retomada “é propício, com muita segurança, por questões técnicas, oferta de leitos e de abastecimento de insumos”. “Precisamos atender às necessidades de toda a nossa população, seja por Covid-19 ou não Covid-19”, afirmou.

Hospital Regional de Taguatinga

Mesmo com a pandemia e com várias restrições, a Secretaria de Saúde conseguiu, neste ano, aumentar a produção cirúrgica de especialidades como gineco-oncológicas. O Hospital Regional de Taguatinga (HRT), por exemplo, fez, entre janeiro e setembro deste ano, 280 cirurgias desse tipo. Foram cem procedimentos a mais que no mesmo período de 2019, o que representa um crescimento de 56% na produção de cirurgias da unidade.

Outra unidade que aumentou a produção cirúrgica em 2020 foi o Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Uma força-tarefa realizada em outubro resultou em 196 cirurgias ortopédicas, um aumento de 21% em relação ao mesmo mês em 2019, quando foram realizadas 162 cirurgias.

*Com informações da Secretaria de Saúde