03/12/2020 às 16:53, atualizado em 03/12/2020 às 18:07

Corra ou pedale e ajude quem sofre com câncer

Rede Feminina convida população a participar de desafio esportivo para arrecadar recursos voltados a pacientes do Hospital de Base

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Rede Feminina de Combate ao Câncer promove o desafio Movimento para o Bem | Foto: Divulgação/Iges-DF

A prática de exercícios físicos pode ajudar pessoas em tratamento no Hospital de Base (HB). Por meio do desafio Movimento para o Bem, promovido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, cada quilômetro que você caminhar, correr ou pedalar durante este mês vai contribuir na preparação de um dia especial temático para os pacientes oncológicos da unidade.

Em sua terceira edição, a campanha pretende levar, simbolicamente, os pacientes para uma viagem a Natal (RN). Para isso, os corredores e ciclistas precisam percorrer, juntos, os 2.412 quilômetros de distância entre Brasília até a cidade nordestina. A inscrição para o desafio custa R$ 30, e o valor total arrecadado será revertido para a confraternização e outros projetos sociais desenvolvidos pela Rede Feminina, instituição voluntária que atua no HB.

“Os itens para representar a capital do Rio Grande do Norte ainda estão sendo pensados, mas a ideia é que os pacientes se sintam na cidade”, explica a coordenadora da Rede Feminina, Vera Lúcia Bezerra. “Nosso propósito é estimular a atividade física na prevenção do câncer, além de dar um apoio aos pacientes oncológicos.”

A celebração temática será no dia 18, às 9h, na sede da Rede Feminina, no HB. No mesmo dia, ocorrerá o evento de encerramento do ano, com a distribuição aos pacientes de 500 marmitas de galinhada para serem consumidas em casa, além de cestas básicas e brinquedos.

Movimento para o Bem

Os interessados em ajudar a Rede Feminina podem se inscrever pela internet até o dia 18 deste mês. Depois de cadastrado, o participante recebe um link de grupo de WhatsApp para enviar foto ou vídeo de sua participação com a quilometragem percorrida. Também será emitido um certificado virtual de participação.

Viagens temáticas

O desafio teve início durante a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Na ocasião, o destino simbólico foi o Rio de Janeiro (RJ). No mês seguinte, o Novembro Azul alertou para os cuidados com o câncer de próstata, e a Rede Feminina repetiu a ação, dessa vez com Salvador (BA) como tema. Ao todo, 150 pessoas participaram dos dois desafios.

A festa carioca contou com água de coco, biscoito Globo e paçoca. “Levamos alguns alimentos que remetessem ao Rio”, conta Vera. Já a celebração temática da capital baiana está marcada para esta sexta-feira (4), às 15h. “Vamos levar fitinhas do Senhor do Bonfim, acarajé e cocada”, avisa a coordenadora. O evento será no 10º andar do HB, para os pacientes oncológicos internados.

* Com informações do Iges-DF