04/12/2020 às 18:46

Entidades da sociedade civil vão aprimorar política de segurança alimentar

Os 48 novos integrantes do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do DF (Consea-DF) foram indicados por 24 entidades com experiência na área

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal a designação dos 48 novos integrantes da sociedade civil, entre titulares e suplentes, que vão compor o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal (Consea-DF). A publicação ocorreu nessa quinta-feira (3). O colegiado, que funciona no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), vai representar a população nas discussões e tomadas de decisão em relação às futuras políticas públicas de segurança alimentar e nutricional do DF.

Os 48 novos conselheiros foram indicados por 24 entidades que participaram de um processo seletivo para compor o Conselho. Eles vão tomar posse na próxima reunião plenária do Consea-DF, em janeiro. “São entidades que têm experiência na área, com mais de dois anos de atuação na garantia da segurança alimentar e nutricional no DF. Agora, o Consea passa de fato a exercer suas funções, que é a de formular e monitorar as ações de segurança alimentar. Todas essas ações que estarão dentro do novo Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, que ainda vai ser construído com o governo, serão monitoradas pelo Consea-DF”, explica a secretária-executiva do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do DF, Nathalia Araújo de Oliveira.

“Temos entidades que trabalham com comunidades e povos tradicionais, que vão desde os quilombolas e indígenas. Temos instituições que trabalham especificamente com população em situação de rua, ou especializadas na pauta da agricultura urbana, por exemplo. A seleção foi realizada com a intenção de termos, justamente, essa intersetorialidade da agenda de segurança alimentar e nutricional no DF e garantir que sejam trazidas para o governo as pautas prioritárias”, complementa Nathalia.

[Olho texto=”Essas entidades estão na ponta e vão trazer as diretrizes, as vozes da sociedade de como aquela política deve ser executada, se é viável, quais são os públicos que mais necessitam. A ideia do Conselho é ser bem intersetorial, bem diversificado para atingir todos os públicos” assinatura=”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os novos integrantes vão se reunir com os representantes de 12 órgãos do GDF para discutir novas diretrizes para a política, monitorar as ações e organizar a próxima Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal, com previsão de ser realizada no primeiro semestre. Com o resultado dessa conferência, o Consea-DF propõe à Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal (Caisan-DF) as diretrizes e prioridades da Política e do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal, incluindo-se os requisitos orçamentários para a execução.

“Essas entidades estão na ponta e vão trazer as diretrizes, as vozes da sociedade de como aquela política deve ser executada, se é viável, quais são os públicos que mais necessitam. A ideia do Conselho é ser bem intersetorial, bem diversificado para atingir todos os públicos”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

A escolha dos 48 novos integrantes marca a retomada do Consea-DF, que teve as atividades encerradas em fevereiro de 2019. Recomposto, o Conselho passará a exercer suas atribuições na elaboração e o monitoramento das ações de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal.

“Quando assumimos, em abril, nossa equipe se mobilizou para fazer um processo seletivo, escolher novos representantes da sociedade civil para a retomada das atividades do Consea-DF e organizar a Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional, que é fundamental para avaliar o cenário atual e como podemos direcionar melhor nossas ações na garantia de uma alimentação adequada e de qualidade para a população mais vulnerável”, pontua a secretária.

Consea-DF

Compõem o Consea-DF 36 titulares e respectivos suplentes, sendo 2/3 de representantes da sociedade civil e 1/3 de representantes governamentais.

Os representantes governamentais são os órgãos do GDF responsáveis pelas seguintes áreas:

– Agricultura, Abastecimento e Assistência Técnica e Extensão Rural;
– Segurança Alimentar e Nutricional;
– Saúde;
– Educação;
– Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento Básico;
– Direitos Humanos;
– Igualdade Racial;
– Planejamento e Orçamento;
– Relações Governamentais e com Movimentos Sociais;
– Assistência Social;
– Desenvolvimento Econômico e Sustentável;
– Assuntos fundiários.

*Com informações da Sedes