10/12/2020 às 11:09

Secretaria de Saúde muda para o SRTV Norte

Servidores da administração terão melhores condições de trabalho na nova estrutura, o que também beneficia o atendimento aos usuários

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Diante da precariedade da estrutura física do prédio ocupado pela Administração Central da Secretaria de Saúde (ADMC/SES), a sede da pasta está mudando de endereço esta semana. A administração, agora, vai funcionar no prédio PO700, localizado no Setor de Rádio e TV Norte.

O processo de mudança está sendo realizado em etapas, com um cronograma específico a ser seguido por cada setor. Uma empresa contratada é responsável pelo transporte do mobiliário para o novo endereço. Os servidores precisarão levar somente seus bens pessoais.

Os deslocamentos serão feitos em horários alternativos, de modo que não pare o serviço da administração central, evitando-se, dessa forma, prejuízo no atendimento às unidades de saúde, aos servidores e ao público em geral.

Com a mudança, informa a SES, os servidores da administração central poderão atuar em um ambiente calmo, com condições adequadas de trabalho, além de maior acessibilidade aos serviços de ônibus e metrô, já que a nova sede da pasta está localizada em uma área central.

Estrutura prejudicada

O prédio anterior, que funcionava no final da Asa Norte, estava com a estrutura precária e apresentava péssimas condições de trabalho aos servidores e visitantes, com mofo, infiltrações, banheiros entupidos, goteiras em diversas salas, elevador sem manutenção e aparelhos de ar-condicionado velhos ou estragados.

O secretário-adjunto de Gestão, Bruno Tempesta, lembra que o prédio que está sendo entregue tem condições insalubres. “Toda vez que chove, tem goteira em alguma sala, com queda de parte do teto em vários setores”, destaca. “Alagam-se a garagem e o acesso principal. Buscamos, com a mudança, condições melhores para os servidores trabalharem”. Os espaços alagados sempre representam risco de focos de dengue.

Na antiga estrutura, não havia refeitório ou copa para os servidores, que na maioria das vezes comiam sentados na estação de trabalho. Também ocorriam quedas constantes de energia e, consequentemente, da internet – o que prejudicava ainda mais toda a equipe.

Novo endereço

Com a mudança para o PO700, afirma a SES, os profissionais trabalharão com maior tranquilidade, o que beneficiará a saúde mental e psicológica de todos. A nova sede pasta conta com salas de treinamento, de reunião, biblioteca, laboratório de inovação e auditório, além de estacionamento privativo.

O novo prédio vai abrigar 1.324 servidores da administração central nos dois primeiros andares. Haverá 200 vagas de garagem privativas no subsolo do edifício. “É um prédio considerado inteligente, com rede lógica e que vai trazer vantagens à administração, porque vai ofertar serviço de brigadas de incêndio, vigilância e manutenção das áreas comuns”, destaca Tempesta.

Negociação

Em 24 de agosto deste ano, a SES publicou, no Diário Oficial do DF, o Chamamento Público para Locação de Imóvel Nº 01/2020. Ao mesmo tempo, criou uma comissão técnica para estudar as propostas que chegariam à pasta.

Seis empresas apresentaram projetos. Quatro foram descartadas por não atenderem as exigências do edital e duas passaram a ser avaliadas, com base em quatro critérios essenciais: localização, espaço adequado para comportar o número de servidores, proximidade ao transporte público e aos locais para alimentação, conforme previsão no edital.

Entre as duas propostas, avaliadas foi escolhida a do Grupo Paulo Octávio por ser a mais vantajosa para a SES. “O valor do aluguel ficou em R$ 750 mil, uma grande vantagem por estar abaixo das outras propostas, e um ganho em comparação a uma reforma que teria que ser realizada em um prédio que não é da Secretaria de Saúde”, explica o secretário-adjunto de Gestão.

Além disso, o PO700 já abriga a diretoria do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF) e unidades do Ministério da Saúde, o que facilita a transição.

Histórico

A Administração Central da Secretaria de Saúde instalou-se no prédio da Emater em 2009, depois que a Câmara Legislativa do DF deixou o imóvel e se transferiu para sede própria perto da Praça do Buriti. A fim de ocupar parte do prédio, em 2010, a Emater e a SES assinaram um Termo de Cessão do Uso do Imóvel. O documento previa que a secretaria poderia usar o espaço até janeiro de 2013. O prazo nunca foi prorrogado, mas a secretaria permaneceu nele até este mês.

* Com informações da SES