11/12/2020 às 10:27

Região Leste se engaja no Dezembro Vermelho

Unidades de saúde reforçam atendimento para HIV/Aids. Neste sábado (12), haverá testagem em São Sebastião, Jardins Mangueiral e nas demais UBS abertas

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Um dos destaques das ações preparadas pela Região de Saúde Leste para a campanha Dezembro Vermelho ocorre neste sábado (12). Em São Sebastião e Jardins Mangueiral, os moradores terão acesso a testagem rápida para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Também haverá orientações quanto à prevenção e ao tratamento em caso de diagnóstico positivo.

Além das ações em campo, as unidades básicas de saúde (UBSs) da Região Leste que abrem aos sábados oferecerão os exames gratuitamente. Para ter acesso, os cidadãos devem residir na área de cobertura de cada UBS.

Ação reforçada

A Secretaria de Saúde (SES) lembra que todas as UBSs do DF oferecem teste rápido, consulta e orientação. O tratamento é ofertado em oito unidades especializadas, como o Hospital Dia, na 508 Sul. A campanha Dezembro Vermelho surge como reforço a serviços disponibilizados durante o ano todo.

“A importância das ações do Dezembro Vermelho é reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com portadores de HIV/Aids”, explica a superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Bevilaqua.

Durante todo o mês, as UBSs da região vão oferecer preservativos, testagem e aconselhamento. Algumas delas terão painéis informativos sobre o tema e consultas de rotina para avaliação. Confira, na arte, os locais em que as ações deste sábado serão empreendidas.

Arte: Divulgação/SES

* Com informações da SES