14/12/2020 às 11:24

Edição de 1969 do Festival de Cinema foi marcada pelo tropicalismo

Briga no Hotel Nacional, censores na sala de projeção, desfile de atrizes consideradas divas e Grande Otelo interpretando Macunaína, uma festa só

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação

A produção Meteorango Kid – Um Herói Intergalático, de André Luiz Oliveira, foi um dos destaques do festival, em 1969 | Foto: Divulgação

O ano de 1969 seria o mais tropicalista entre todos do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Pelo menos no que diz respeito aos participantes da mostra competitiva de longas-metragens, uma mescla da nata do Cinema Marginal e do Cinema Novo. Para se ter uma ideia, Grande Otelo era uma das principais atrações do encontro, junto com as divas Leila Diniz e Helena Ignez. Então vencedor da edição anterior, com o revolucionário O Bandido da Luz Vermelha, Rogério Sganzerla voltava à mostra com releitura moderna da chanchada brasileira em A Mulher de Todos.

“Possivelmente estávamos nos beijando quando saiu o resultado”, provoca hoje a octogenária Helena Ignez, que vivia nas telas a sensual e feminista Ângela Carne e Osso. “Era a primeira personagem feminista do cinema e lembro, no festival, do Rogério ser atacado pela crítica, com insinuações grosseiras de como ele estava me explorando como sexy, num sentido, insinuavam eles, que poderia ser até mesmo pornô”, conta a atriz.

Sem ficar atrás, Joaquim Pedro de Andrade trazia uma interpretação colorida e histriônica do Brasil, no vibrante Macunaíma, baseado em livro de Mário de Andrade, enquanto o cineasta Julio Bressane chocava a plateia com o violento O Anjo Nasceu. O vencedor daquele ano histórico seria David Neves, com o poético Memória de Helena, mas quem roubaria a cena seria o jovem diretor baiano André Luiz Oliveira, então com 21 anos, apresentando o anárquico Meteorango Kid – Um Herói Intergalático.

Foto: Divulgação

Joaquim Pedro de Andrade (foto) fez uma interpretação colorida e histriônica do Brasil, no vibrante Macunaíma, baseado em livro de Mário de Andrade, com Grande Otelo | Foto: Divulgação

“Em Brasília o filme aconteceu. Quem venceu oficialmente o festival foi o Davi Neves, com Memória de Helena, mas Meteorango, que ganhou prêmios especiais, saiu vencedor pelo impacto que causou”, lembra André Luiz, 50 anos depois. “Lembro-me das muitas manifestações mais que calorosas ao filme, além da beleza contagiante de Leila Diniz e o semblante decepcionado de Joaquim Pedro que não levou o merecido prêmio de Melhor Filme”, conta.

[Olho texto=”O vencedor daquele ano histórico seria David Neves, com o poético Memória de Helena, mas quem roubaria a cena seria o jovem diretor baiano André Luiz Oliveira, então com 21 anos, apresentando o anárquico Meteorango Kid – Um Herói Intergalático.” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

E Meteorango Kid teve problemas com a censura. Moderno e ousado, o filme era uma afronta à hipocrisia da sociedade conservadora e ao clima político da época. Por meio do personagem Lula, trazia uma exaltação de rebeldia e revolta contra aqueles dias de opressão. A trama, debochada, caiu nas graças do público jovem, mas não dos censores, que tentaram, até o último minuto, impedir a exibição da película, sem sucesso. Graças à intervenção e sabedoria de figuras como a do professor Paulo Emílio Salles Gomes e do crítico baiano Walter da Silveira, entre outros.

“Havia rumores de que censores estavam no cinema decidindo se o filme passaria ou não. Decidiram deixar exibir com a presença deles na cabine de projeção, para controlar a altura dos diálogos indesejáveis, absolutamente bizarro e ridículo”, recorda André Luiz Oliveira. “Fiquei irritado com isso, levantei e estava saindo da sala, quando o professor Walter da Silveira me pegou no corredor, mostrando que a resistência era ficar, já que a plateia estava se divertindo e vaiando os censores. O filme foi exibido até o fim e ovacionado”, se diverte, hoje, o cineasta.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Naquele ano de 1969, o clima fechou não apenas no palco da maior festa do cinema brasileiro, mas também nos bastidores do Festival. No Hotel Nacional, point dos participantes e convidados do evento, a galera que tostava sob o abrasador calor do cerrado, à beira da mítica piscina do local, tomou um susto com as cenas de agressões do cineasta Rogério Sganzerla contra o crítico de cinema Rubens Ewald Filho. Indignado com uma análise pessimista do jornalista sobre o filme A Mulher de Todos, um dos concorrentes da mostra, o diretor não titubeou em enchê-lo de sopapos.

“Ele havia dito pelos corredores do hotel que isso iria acontecer se cruzasse com o Ewald e cumpriu sua promessa”, lembra o veterano Wladimir Carvalho, que presenciou a cena, já que fazia a estreia no Festival de Brasília, naquele ano, com seu segundo curta-metragem, A Bolandeira. “Minha história com Brasília começa com esse festival de 1969 e a coisa mais candente foi a exibição do Macunaíma, do Joaquim Pedro de Andrade, em plena ditadura, na vigência do AI-5, um filme extraordinário, de caráter político. Era uma novidade, fiquei encantado”, diz.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa