16/12/2020 às 14:55, atualizado em 17/12/2020 às 11:58

Projeto Ruas recebe certificado de parceria do programa Adote uma Praça

Parceria pública-privada prevê revitalização, como reforma do parquinho, pintura e troca de bancos, pintura da quadra e jardinagem

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/Administração Regional de Ceilândia

A parceria é a primeira do tipo a ser realizada em Ceilândia e celebra a cooperação que a Ruas possui com a Praça do Cidadão | Foto: Divulgação/Administração Regional de Ceilândia

A Secretaria de Estado de Projetos Especiais (Sepe) e a Administração da Ceilândia contemplaram, nessa quarta-feira (16), a Rede Urbana de Ações Socioculturais (Ruas) – uma Organização da Sociedade Civil com Interesse Público (Oscip) – com a certificação pela parceria do programa Adote Uma Praça.

Essa parceria é a primeira do tipo a ser realizada em Ceilândia e celebra a cooperação que a Ruas possui com a Praça do Cidadão. A instituição está presente no local desde 2007 e, desde então, executa e fomenta diversas ações tanto de manutenção quanto de promoção de cultura e educação para a comunidade.

Para o secretário de Projetos Especiais, Roberto Andrade, o projeto Jovens de Expressão, desenvolvido pelo Ruas em Ceilândia, deve servir de exemplo para todas as outras cidades do Distrito Federal. Segundo Andrade, é preciso saber usar e conservar. “O GDF faz, mas não faz sozinho. A comunidade deve ajudar, deve cuidar e zelar pelos espaços públicos. É possível fazer acontecer, e esse projeto faz acontecer”, celebrou o secretário.

A cooperação público-privada prevê a revitalização de todo o espaço como reforma do parquinho, pintura e troca de bancos, pintura da quadra, jardinagem e instalação de lixeiras.

Para o administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí, a iniciativa do programa Adote uma Praça é importante para desenvolver os espaços de convivência e lazer da região. “Ceilândia possui diversas praças abandonadas, mas vamos mudar essa realidade. Começamos a revitalização da praça que é um símbolo para todos os ceilandenses. Nosso intuito é contemplar a Praça dos Eucaliptos e outras mais”, ressaltou.

Legado

A Praça do Cidadão, localizada na QNM 18/20 de Ceilândia, é conhecida por ser um espaço de cultura e lazer. No local, funcionam diversos serviços para o cidadão, como uma das unidades da Farmácia de Alto Custo e Agência do Trabalhador.

O universitário Marlon Souza, 22 anos, frequenta o local desde pequeno. Ele já realizou diversos cursos por meio de entidades que utilizam o espaço para capacitar jovens e adultos. “Nasci brincando nesta praça, inclusive fiz diversos cursos por meios de projetos sociais que funcionam aqui. A praça precisa ser revitalizada, ela é um símbolo de cultura e lazer para os ceilandenses”, diz o estudante.

O evento também contou com a participação do secretário das Cidades, Valmir Lemos, do administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí; e do chefe de gabinete Cleber Monteiro.

Parcerias

O Adote Uma Praça, coordenado pela Sepe, faz parcerias com empresários e comunidade e traz melhorias na qualidade de vida das pessoas. Os projetos vão desde manutenção de áreas públicas e jardinagem, até revitalização de um setor inteiro, como é o caso do Setor Hospitalar Sul e, agora, da Revitalização do Setor Cultural Sul.

*Com informações da Administração Regional de Ceilândia