21/12/2020 às 19:35, atualizado em 22/12/2020 às 15:44

Vem aí a 9ª edição das Olimpíadas de Ceilândia

Principal evento esportivo comunitário da cidade chega à 9ª edição com mais de 5,2 mil participantes e 23 modalidades

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Jogos têm previsão de início em 20 de fevereiro e conclusão em 30 de março de 2021, quando Ceilândia completa 50 anos | Foto: Secretaria de Esporte e Lazer

Você conhece o maior evento esportivo comunitário da Ceilândia? Pois estão a caminho as Olimpíadas de Ceilândia, que chegam à 9ª edição em 2020 como uma excelente oportunidade para atletas projetarem seus nomes regionalmente. O evento, que acontecerá entre os dias 6 de fevereiro e 30 de março de 2021, estimula a prática esportiva, promove a inclusão social e celebra o aniversário da região administrativa, que completará 50 anos nos encerramento dos jogos (confira a programação na tabela abaixo).

A competição contabiliza mais de 5,2 mil participantes, que se enfrentarão em 23 modalidades: karatê, jiu-jítsu, dama, xadrez, judô, futevôlei, futsal, natação, atletismo, futebol, queimada, handebol, voleibol, skate, dominó, ginástica rítmica, tênis de mesa e basquete. Para pessoas com deficiência são quatro opções: basquete em cadeira de rodas, natação, goalball, bocha e atletismo. De acordo com o regulamento, as federações de cada modalidade indicam os nomes dos competidores que representarão, individualmente, um setor de Ceilândia.

[Olho texto=”“Com atividades voltadas à cidadania, a Olimpíada de Ceilândia democratiza o esporte, valoriza e fortalece a cultura local na apropriação do direito ao lazer e ao esporte recreativo”” assinatura=”Giselle Ferreira, secretária interina de Esporte e Lazer” esquerda_direita_centro=”centro”]

Os centros olímpicos e paralímpicos do Parque da Vaquejada e do Setor O recebem as competições de atletismo, basquete, bocha e natação. As demais modalidades estão espalhadas em outros locais esportivos, como SESC Ceilândia, Escola Parque, Instituto Federal Brasileiro e o campo de areia da Praça dos Eucaliptos.

[Olho texto=”“Ceilândia tem na prática do esporte a sua maior opção de lazer e entretenimento. Dessa forma, as olimpíadas ajudam na formação humana, na educação, na qualidade de vida e na socialização do indivíduo”” assinatura=”Moacir Pinto, presidente do Instituto Mover da Vida” esquerda_direita_centro=”centro”]

Responsável pela elaboração do evento, o presidente do Instituto Mover da Vida (IMV), Moacir Pinto, destaca que o evento visa movimentar toda a cadeia esportiva da cidade. “Ceilândia, a maior cidade e a mais populosa do Distrito Federal, tem na prática do esporte a sua maior opção de lazer e entretenimento. Dessa forma, as olimpíadas ajudam na formação humana, na educação, na qualidade de vida e na socialização do indivíduo”, afirmou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A realização do evento conta com parceria da Secretaria de Esporte e Lazer, por meio de termo de fomento no valor de R$ 513,4 mil (mais precisamente, R$ 513.424,91). A verba cobrirá despesas como locação de palco e banheiros, equipe de arbitragem, coordenação e organização, premiação com medalhas e troféus, material esportivo (redes, bolas, camisetas), serviço de staff e brigadistas, sonorização e ações relativas aos protocolos de segurança contra a Covid-19 (álcool gel, com totem dispensador, e termômetros).

Para a secretária interina de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, além de proporcionar a inclusão social o evento dissemina as práticas desportivas nas suas mais diversas manifestações. “Com atividades voltadas à cidadania, a Olimpíada de Ceilândia democratiza o esporte, valoriza e fortalece a cultura local na apropriação do direito ao lazer e ao esporte recreativo”, destacou.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

 

* Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer