22/12/2020 às 11:32, atualizado em 22/12/2020 às 11:58

GDF homenageia 120 personalidades

Lista dos agraciados com a medalha “Brasília 60 Anos”, publicada no DODF, reúne pessoas que contribuíram para o desenvolvimento local

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Cento e vinte personalidades do Distrito Federal, que contribuíram para a construção, crescimento e desenvolvimento socioeconômico e cultural da região serão homenageadas em 21 de abril de 2021. A lista dos agraciados com a “Medalha Brasília 60 Anos” foi publicada no Diário Oficial do DF.

Entre eles estão o cineasta Vladimir Carvalho; a ex-primeira-dama do DF, Weslian Roriz; o bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, dom Marcony Vinícius Ferreira; e Francisco Joaquim de Carvalho, popularmente conhecido como “Chiquinho”, livreiro da Universidade de Brasília.

O reconhecimento deveria ter sido entregue no último aniversário da capital. No entanto, a condição extraordinária imposta pela pandemia levou ao adiamento das comemorações do aniversário de Brasília. Agora, o Governo planeja a entrega em cerimônia no aniversário de 2021.

Conselho

O Decreto estabeleceu que a escolha das 120 personalidades ficou a cargo de um conselho composto pelo vice-governador do Distrito Federal; os secretários da Casa Civil, de Governo, de Cultura, de Comunicação e de Economia; além dos chefes de Gabinete do Governador, do Cerimonial e membros da sociedade designados pelo governador Ibaneis Rocha.

A medalha foi produzida pelo designer Pedro Henrique Garcia. Tem estilo moderno e destaca figurativamente a Catedral de Brasília, grande obra de Oscar Niemeyer, vista do alto, com fundo baseado na estética do artista Athos Bulcão.