22/12/2020 às 19:08, atualizado em 22/12/2020 às 21:01

Nosso Natal doa 80 bicicletas reformadas

Presenteados foram selecionados entre egressos do Programa Jovem Candango que vivem na Estrutural

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília | Edição: Fábio Góis

Odysson elogia o Jovem Candango: “Foi uma ótima experiência, minha primeira oportunidade de emprego” | Foto: Jéssica Antunes / Agência Brasília

O Natal deste ano tem gosto de oportunidade, lazer e esporte para 80 jovens moradores da Estrutural. Isso porque, nesta terça-feira (22), famílias de egressos do Programa Jovem Candango receberam de presente bicicletas reformadas a partir de uma integração do Governo do Distrito Federal, que conseguiu a doação dos equipamentos e trabalhou para garantir condições de uso (confira no vídeo abaixo). Esta foi mais uma ação relacionada à campanha Nosso Natal 2020.

Confira:

As bicicletas foram doadas em ações promovidas pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, e encaminhadas à Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF). A pasta ficou responsável por reforma e manutenção dos veículos e a entrega foi feita em parceria com a Subchefia de Políticas à Primeira Infância, por intermédio da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), que ajudou a selecionar entre os participantes do programa quem receberia as doações.

[Olho texto=”“Hoje é um dia simbólico e a bicicleta vai muito além de um presente de Natal. Queremos que as pessoas que estão recebendo essas bicicletas tenham responsabilidade social”” assinatura=”Mayara Noronha Rocha, primeira-dama do DF” esquerda_direita_centro=”centro”]

“Hoje é um dia simbólico e a bicicleta vai muito além de um presente de Natal. Queremos que as pessoas que estão recebendo essas bicicletas tenham responsabilidade social. Além de praticar um esporte, que também seja mecanismo de trabalho, que use para ajudar idosos que não conseguem levar a compra de um supermercado para casa, por exemplo”, ressalta a primeira-dama.

Mayara sugeriu que premiados usem suas bicicletas com responsabilidade social | Foto: Glênio Dettmar / Subchefia de Políticas Públicas e Primeira Infância

Diretora administrativa da Renapsi, Aline Ferreira destaca que o público do Jovem Candango é de pessoas em situação de vulnerabilidade social entre 14 e 18 anos. “Nesse sentido, a gente conseguiu atender aos critérios da doação e presentear nossos jovens que já passaram pelo programa, que não têm oportunidade de adquirir [bicicletas]”, aponta.

[Olho texto=”“Fiquei muito feliz de receber uma bicicleta hoje. Vai facilitar demais a vida”” assinatura=”Odysson Alves, beneficiário do Jovem Candango” esquerda_direita_centro=”centro”]

Uma das bicicletas foi entregue a Odysson Alves de Lima. O rapaz, de 18 anos, mora desde pequeno na cidade. Em 2019, participou do programa e se capacitou para o mercado de trabalho. “Foi uma ótima experiência, minha primeira oportunidade de emprego. Aprendi várias coisas na área administrativa”, conta.

Ele não esperava receber o presente neste Natal. Quando o telefone de casa tocou, diz Odysson, veio a surpresa. “Fiquei muito feliz de receber uma bicicleta hoje. Vai facilitar demais a vida”, comemora o jovem, que vive com os pais e três irmãos. Além da bike de adulto, ele levou uma infantil para o caçula.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A estudante Carla Santos, de 20 anos, também recebeu a sua. E ela já planeja usar a nova bicicleta para gerar renda. “Aprendi bastante no Jovem Candango, que foi minha primeira experiência com o mercado de trabalho. Hoje estou desempregada, então pode ser oportunidade de entregar comida por aplicativo. Essa é uma ótima iniciativa, porque muita gente precisa – para trabalho, transporte, esporte”, emenda.

Bicicletas foram reformadas a partir de ação integrada do GDF | Foto: Glênio Dettmar / Subchefia de Políticas Públicas e Primeira Infância

Secretária interina de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira reforça o discurso de que a doação tem mais de um significado. “Aqui, também tem a questão da mobilidade. Onde tiver e onde precisar de equipamentos públicos voltados ao esporte, vamos estar”, defende.

A ação foi inicialmente tratada com Celina Leão, deputada federal que à época atuava como titular da pasta. “Muitas das bicicletas não tinham condições de uso, mas reformamos e, hoje, estamos aqui fazendo essa entrega para pessoas que realmente precisam. Para a cidade, que tem um perfil muito carente, é sensacional um gesto desse”, celebra o administrador da Estrutural, Major Cunha.