22/12/2020 às 12:52, atualizado em 22/12/2020 às 17:09

Novo campo sintético no Parque Urbano da Estrutural

Licitação das obras está orçada em cerca de R$ 1 milhão. Grama, iluminação, traves e redes serão trocados

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Licitação para contratação de empresa para execução do serviço, publicada pela Novacap, será em 5 de janeiro | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Em breve, os moradores da Estrutural ganharão uma importante melhoria do Governo do Distrito Federal: a reforma do campo de grama sintética do Parque Urbano. A licitação para contratação de empresa de engenharia para execução do serviço, publicada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), será realizada em 5 de janeiro, às 14h.

Ao todo, o GDF irá investir pouco mais de R$ 1 milhão na reforma, recursos oriundos de emendas parlamentares do deputado distrital Rafael Prudente e da deputada distrital Julia Lucy. A obra está prevista para começar um mês após a licitação, ou seja, no início de fevereiro – caso não sofra alguma alteração devido a recursos administrativos -, e a empresa vencedora da licitação terá 60 dias para executar todos os serviços.

Restauração

A licitação está a cargo da Novacap, mas todo o projeto básico e arquitetônico foi concebido pelo corpo técnico da Administração Regional do SCIA/Estrutural, como explica o administrador Major Gustavo Cunha. “As lideranças comunitárias que usam muito o campo procuraram a gente pra falar que o campo estava com buracos, grades rasgadas, iluminação não estava funcionando bem. É um dos espaços mais usados aqui da cidade, escolinhas de futebol, projetos sociais”, ressalta.

Inaugurado em 2014, o campo de futebol e seus arredores vão receber um trabalho completo de restauração pela primeira vez. Todo o piso de grama sintética, as traves e os alambrados serão substituídos, e novas redes também serão instaladas. Além disso, a iluminação será trocada, a drenagem por baixo do campo será reforçada e novas calçadas em concreto não armado serão construídas no lugar dos atuais passeios de concreto e alvenaria.

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Kleyton de Paula comemora a reforma. Ele é morador da Estrutural e professor de uma escolinha de futebol que utiliza o campo | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Morador da Estrutural desde 2002 e professor de uma escolinha de futebol que utiliza o campo em um projeto que acolhe cerca de 100 crianças da região, Kleiton de Paula, 36 anos, comemora a tão sonhada reforma do campo sintético. “É uma realização. A demanda é muito alta, moradores gostam muito dessa quadra, há cerca de 15 times de futebol na região. É um presente que a gente ganha, vai agregar muito não só ao meu projeto, mas, também, para toda a Estrutural”, afirma.

Além da reforma do campo, outra importante melhoria está prestes a virar realidade: uma pavimentação asfáltica e drenagem em um trecho de 800 metros do anel viário, via que passa ao redor da Estrutural e que dá acesso à Unidade de Recebimento de Entulho (URE). “Por ali passam cerca de mil caminhões por dia levando material para a URE, é uma demanda importante. Um projeto que a Diretoria de Urbanização da Novacap, com emendas dos deputados  distritais Rafael Prudente e Valdelino Barcelos, irá licitar em 29 de dezembro”, explica o administrador regional.