14/01/2021 às 19:46, atualizado em 14/01/2021 às 20:14

GDF Presente recolhe seis toneladas de lixo de canal no Varjão

Para evitar a proliferação do mosquito da dengue, equipes do programa também ajudaram a dar destinação adequada à mesma quantidade de pneus

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Fábio Góis

Escoamento de água da chuva provocava todo tipo de transtorno na vala, como acúmulo de resíduos sólidos | Foto: GDF Presente

Depois de incomodar por muito tempo moradores da Quadra 5, uma imensa vala foi finalmente limpa no Varjão. Com cerca de 130 metros de comprimento, o canal passa ao lado de diversos prédios e fica na encosta de um morro que se situa entre a região administrativa e o bairro Taquari. A limpeza do local foi um pedido da comunidade porque, com o escoamento da água da chuva que desce pela encosta, muita sujeira fica acumulada no local, tanto de origem orgânica (mato, capim, terra) quanto humana (sacolas plásticas).

[Numeralha titulo_grande=”80 toneladas” texto=”de entulhos e inservíveis retiradas das ruas do Varjão” esquerda_direita_centro=”centro”]

As equipes do GDF Presente e da Administração Regional do Varjão recolheram cerca de seis toneladas de lixo e entulho e, assim, a vala ficou completamente limpa. “O serviço foi solicitado pelos próprios moradores da Quadra 5. A sujeira que escorria acabava entrando nos apartamentos próximos da encosta. Teve morador que perdeu móvel, infelizmente. Por isso concentramos esforços nisso”, explica o coordenador do Polo Central Adjacente II, Lúcio Barbosa.

Concluída a limpeza, os moradores da região da Quadra 5 demonstraram gratidão pela melhoria. Um deles é Danilo Rodrigues Silva, 36 anos, analista de sistemas. “Quero agradecer ao GDF Presente por estar ajudando a gente com a limpeza dessa vala aqui, que conduz a água do morro. Em outros momentos já teve inundação, por isso essa ação foi bem-vinda, principalmente agora nesta época de chuva, evitando possíveis inundações”, diz Danilo, enfatizando a importância do serviço.

Durante a semana, 80 toneladas de entulhos e inservíveis foram removidas das ruas do Varjão | Foto: GDF Presente

Administrador regional do Varjão, Lúcio Rogério destaca o papel do programa na limpeza e na preservação da infraestrutura urbana da cidade. “O polo é primordial para a manutenção da cidade e, neste caso específico, no trabalho de impedir a invasão das águas nas casas. Se não fizéssemos esta limpeza agora, teríamos um próximo mês com muitos incidentes. Por isso, somos muito gratos de participar em conjunto com o GDF Presente”, afirma.

Ordenação por todos os cantos

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além da limpeza na vala da Quadra 5, o GDF Presente também atuou em vários outros pontos do Varjão, em um amplo trabalho de limpeza. Durante a semana, foram retiradas das ruas ao menos 80 toneladas de entulhos e inservíveis, como restos de obras, móveis e colchões inadequadamente descartados.

As equipes também auxiliaram três borracharias da cidade a descartar corretamente cerca de seis toneladas de pneus. O entulho foi recolhido por caminhões do programa e levados para o depósito do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).