27/01/2021 às 19:39, atualizado em 28/01/2021 às 15:37

Centro de reabilitação ganha Espaço Criança

Duas salas receberam brinquedos, espelhos e materiais que ajudam no desenvolvimento cognitivo infantil

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Os brinquedos visam o desenvolvimento cognitivo, motor e intelectual das crianças | Foto: Geovana Albuquerque /Agência Saúde

O Centro Especializado em Reabilitação (CER II) foi contemplado, nesta quarta-feira (27) com um Espaço Criança, continuação do projeto lançado durante a campanha Vem Brincar Comigo 2020, da primeira-dama, Mayara Noronha Rocha. A doação no valor de R$ 10 mil foi feita pela Embaixada da Bélgica para duas salas, que receberam espelhos, tatame infantil, mesa com banco escolar infantil, ar-condicionado, sapateira, lousa magnética com cavalete, duas gangorras e um escorregador com balanço.

Mayara agradeceu ao embaixador da Bélgica, Patrick Hermann, pela doação e disse que a relação dos dois países é baseada em uma grande parceria. “Este é um momento de agradecer essa parceria da Embaixada da Bélgica, ao participar do nosso projeto e adotar este espaço. Ter um ambiente com brinquedos e jogos faz toda a diferença para a criança, que se diverte de maneira lúdica e no caso do CER, tem suas habilidades melhores estimuladas. Essa é a prova de que solidariedade não tem barreiras”, avaliou.

Representando o secretário de Saúde, Osnei Okumoto,  a assessora especial Samara Furtado agradeceu a colaboração da embaixada e destacou que graças ao empreendimento foi possível colocar ar-condicionado em uma das salas. “Este apoio traz um atendimento mais humanizado para crianças e adultos, pois alguns têm filhos pequenos e acabam trazendo-os por não terem com quem deixar. Agora, podem fazer o tratamento enquanto a criança está brincando”, observou.

O embaixador da Bélgica, a primeira-dama do DF e a assessora especial da Saúde Samara Furtado prestigiaram o evento | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

Adoção

“O futuro do Distrito Federal e do Brasil são as crianças. Sempre fomos muito bem-acolhidos no DF, compartilhar e adotar um espaço é um prazer imenso, principalmente quando a causa é voltada para as crianças. Quero parabenizar também toda a equipe desta unidade, que faz um trabalho incrível com as crianças”, afirmou o embaixador da Bélgica, Patrick Hermann.

A iniciativa Adote um Espaço Criança foi lançada em 2020 pelo Escritório de Assuntos Internacionais, em parceria com a Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância e a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Missões diplomáticas e organismos internacionais são convidados a contribuir para a adaptação e melhoria de espaços específicos em unidades de atendimento público social e de saúde, nos quais são recebidas crianças, pacientes ou dependentes de pacientes, tornando o ambiente confortável e lúdico.

[Olho texto=”Ao mesmo tempo que estabelecemos parcerias, estamos promovendo saúde e bem-estar, reduzindo desigualdades e deixando um legado” assinatura=”Renata Zuquim, chefe do Escritório de Assuntos Internacionais” esquerda_direita_centro=””]

A iniciativa já mobilizou nove representações diplomáticas e contemplou dez UBS e dez Centros de Referência de Assistência Social (Cras) com esses espaços. Trata-se de uma sala voltada ao desenvolvimento infantil com livros, brinquedos e materiais que estimulam o desenvolvimento cognitivo, motor e intelectual.

De acordo com a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais, Renata Zuquim, a importância de transformar a iniciativa em um programa está no encontro entre a comunidade internacional, a comunidade local e a busca pelos objetivos da Agenda 2030. “Ao mesmo tempo que estabelecemos parcerias, estamos promovendo saúde e bem-estar, reduzindo desigualdades e deixando um legado para os centros e UBSs, tudo isso alinhado com a Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Atendimentos

O Centro Especializado em Reabilitação (CER II), localizado em Taguatinga Norte, é o único credenciado do DF, realizando entre 3 mil a 4 mil atendimentos por mês, em quase todas as especialidades. Os atendimentos englobam profissionais da saúde como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fisiatras, ortopedistas, neurologistas e neuropediatras.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Suas ações são direcionadas para o favorecimento da recuperação e adaptação às limitações impostas pela deficiência e para o atendimento às necessidades de cada paciente e família, dentre as quais se destacam as funcionais, motoras, psicossociais e espirituais.

O serviço de neuropediatria atende crianças de até 13 anos 11 meses e 29 dias, com suspeita ou diagnóstico de deficiência física e/ou intelectual. O serviço de neuroadulto atende pacientes acima dos 14 anos, com dificuldade na locomoção e incapacidade funcional, alterações intelectuais e cognitivas.

O serviço de ortopedia atende pacientes destinados à fisioterapia pós-operatória de trauma ou patologia de origem ortopédica, além dos pacientes amputados e com necessidade de tratamento conservador de fratura. A enfermagem cuida de pacientes em reabilitação, tanto na fase aguda de doenças como na fase crônica.

* Com informações da Secretaria de Saúde