28/01/2021 às 19:08, atualizado em 28/01/2021 às 19:39

GDF Presente promove melhorias em áreas rurais do Paranoá

Ações serão realizadas até este final de semana e vão beneficiar mais de 3 mil pessoas. Só de lixo já foram retiradas 120 toneladas

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/GDF Presente

As melhorias nas estradas rurais vão facilitar a vida de quem transita frequentemente pelo local. Atualmente, existem 19 núcleos rurais e 14 escolas na região | Foto: Divulgação/GDF Presente

As ações de manutenção do GDF Presente alcançam os pontos mais distantes do Distrito Federal. Prova marcante da presença do governo em todos os cantos do nosso Quadradinho, por exemplo, são as operações realizadas ao longo desta semana na área rural do Paranoá. Atividades de recuperação de estradas vicinais, retiradas de entulhos e inservíveis no local, além de terraplanagem, vão beneficiar mais de 3 mil moradores.
Gente como o chacareiro, João Batista Ferreira, 36 anos. “As estradas estavam bem ruins, o pessoal da região tinha dificuldade de passar pelo local, mas, agora, graças à ajuda do governo, tudo vai melhorar”, conta. “Sou novo na região, mas pretendo ficar aqui um bom tempo e, no que puder ajudar, estarei à disposição”, diz o pequeno agricultor, que solicitou as melhorias via Administração Regional do Paranoá.
 
Nesta quinta-feira (28), equipes do GDF Presente e da Administração Regional trabalham na terraplanagem e ajustes de vias não pavimentadas nos Setores Rajadinha II, além do alargamento do acostamento do Km 8.5, da DF-250, próximo à Escola Classe Natureza, ambas áreas rurais. Os trabalham começaram na terça-feira (26) e seguem em pleno vapor até o fim da semana. Foram utilizados na operação caminhões e máquinas da Novacap. 

 
Melhorias
Segundo o coordenador do Polo Leste do GDF Presente, Júnior Carvalho, as melhorias vão facilitar a vida de quem transita frequentemente pelo local. Atualmente, existem 19 núcleos rurais e 14 escolas na região. “São obras de muita relevância para o escoamento da produção local já que tem muitos chacareiros e unidades da agricultura familiar”, observa o coordenador do GDF Presente.
“As manutenções das estradas rurais são importantes para a população da região do Paranoá, para a produção local dos pequenos e grandes produtores e pela segurança do transporte de crianças para as escolas rurais”, reforça o diretor de Obras da Administração Regional do Paranoá, Marcelo Augusto Queiroz. 
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]
 
Também acontecem até esta sexta-feira (28) na região, os trabalhos de remoção de entulhos e retirada de inservíveis. Desde a última segunda-feira (25), já foram retiradas cerca de 120 toneladas de sujeira pela equipe do GDF Presente e Novacap. O material estava nas praças das quadras 12 e 14, do Paranoá, e no Setor de Indústria da cidade, que fica às margens da DF-005. “Todo esse material é de pessoas que jogam lixo em lugares inapropriados”, lamenta o coordenador do Polo Leste/GDF Presente, Júnior Carvalho. 
 
Para o administrador regional do Paranoá, Sérgio Damaceno, parceria estreitada entre a RA e o Polo de Máquinas Leste do GDF Presente tem sido vital para atender às demandas da área urbana e rural da cidade. “Conseguimos fazer um planejamento ao longo do ano para o atendimento de toda a comunidade rural. O Polo Leste de Máquinas é um grande reforço para a Administração Regional, que tem um maquinário reduzido. Com o GDF Presente podemos realizar um número maior de serviços realizados”, agradece o gestor.