28/01/2021 às 19:39

UPA de São Sebastião: equipe propõe melhorias para a unidade

Vice-presidente do Iges-DF conclui visitas às UPAs. Próximos encontros serão nos hospitais e nas unidades administrativas do instituto

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

A vice-presidente do Iges, Mariela Souza de Jesus, encerrou as visitas às UPAs ressaltando as particularidades de cada uma  Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

A Vice-Presidência do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) encerrou, nesta quinta-feira (28), o ciclo de visitas nas unidades de pronto atendimento (UPAs), proposto pelo Em Pauta. No sexto encontro da atividade, foi a vez dos colaboradores da UPA de São Sebastião apresentarem melhorias e relatarem a realidade do dia a dia na unidade.

Em um ambiente descontraído, os colaboradores se sentiram à vontade para contar o cotidiano na UPA. Entre os pontos abordados, sugeriram um sistema único e padronizado dos dados dos pacientes, além da adoção de um único fluxo a ser seguido por todas as UPAs.

No encontro, a nutricionista Jéssika Oliveira propôs melhorias relacionadas ao relatório das dietas prescritas para que a informação fique mais acessível. “Seria bom se houvesse uma ferramenta que viabilizasse a liberação direta de todas as dietas dos pacientes em observação, sem precisar clicar um a um”, comentou.

Além disso, os colaboradores sugeriram novos projetos para serem aplicados na unidade. Estudante de gestão ambiental na Universidade de Brasília (UnB), o assistente administrativo Diogo Costa, por exemplo, pensou em uma alternativa para gerar mais economia nos gastos de energia. “A solução seria implementarmos um projeto de energia solar aqui na UPA e, por meio de uma parceria com a CEB [Companhia Energética de Brasília], reduzirmos os custos ao longo do tempo”, disse. “Com a economia, poderemos investir mais na UPA e garantir mais qualidade de vida para os pacientes e funcionários.”

Ao final da reunião, a vice-presidente do Iges, Mariela Souza de Jesus, agradeceu a participação de todos. “Foi um encontro bastante proveitoso, com colaboradores interessados e focados no bem comum. Agradeço a oportunidade de conhecer a realidade daqui.”

Ciclo nas UPAS

Cada UPA do DF possui uma realidade específica, sendo necessário um acompanhamento mais próximo. Esta foi a constatação da vice-presidente ao longo dos encontros. Apesar de alguns temas se repetirem, a logística e as demandas se diferenciam. “Todas as unidades do Iges-DF têm a sua complexidade e particularidade, o que reforça a importância de cada uma”, ressaltou.

[Olho texto=”Falaremos com todos os setores citados e buscaremos solucionar as questões que estiverem ao nosso alcance” assinatura=”Mariela Souza de Jesus, vice-presidente do Iges-DF” esquerda_direita_centro=”centro”]

Principais temas discutidos nos encontros do projeto Em Pauta:

UPA de Ceilândia: os colaboradores sugeriram o aprimoramento na comunicação e a oferta de capacitações profissionais. Também a melhor utilização dos sistemas e das ferramentas oferecidas na unidade.

UPA de Sobradinho: entre os temas abordados estavam a infraestrutura e a manutenção da UPA, além de políticas de gestão e maior integração dos profissionais.

UPA do Recanto das Emas: os participantes comentaram sobre a organização e a logística de estoque de farmácia, infraestrutura e fluxos, além da gestão de leitos e do transporte.

UPA de Samambaia: foram solicitadas mais informações referentes aos processos seletivos, como também dadas sugestões de capacitações e melhorias na infraestrutura da unidade.

UPA do Núcleo Bandeirante: foram citados o espaço físico da copa, a necessidade de um fluxo por etapas dos pacientes e o desejo de maior aproximação do setor administrativo do Iges com a unidade.

Nas seis UPAs, os encontros já tiveram alguns encaminhamentos, entre eles, o levantamento dos materiais necessários para pequenos reparos e a discussão de melhorias para questões pontuais, relacionadas ao transporte e à oferta de capacitações. “Falaremos com todos os setores citados e buscaremos solucionar as questões que estiverem ao nosso alcance”, ressaltou Mariela.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Projeto Em Pauta

Há mais de dois meses, a diretoria do Iges retomou um canal para diálogo direto com todas as unidades. A previsão é de que, até meados de março, as demais unidades do Iges — Hospital de Base, Hospital Regional de Santa Maria e unidades administrativas — sejam contempladas.

*Com informações do Iges-DF