29/01/2021 às 15:52, atualizado em 29/01/2021 às 17:58

Projeto Agente CEB, em quarta edição, chega a Brazlândia

Programa da distribuidora de energia entrega lâmpadas e geladeiras a comunidades carentes

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Programa regulamentado pela Aneel determina que as concessionárias de distribuição de energia elétrica apliquem parte de sua receita no desenvolvimento de projetos para promover o uso racional de energia | Foto: Gilberto Alves/CEB

Em sua quarta edição, o programa, que atende comunidades carentes, já passou, este ano, pela Estrutural, e agora está na região administrativa de Brazlândia, onde serão entregues 19.850 lâmpadas e 318 geladeiras.

Quem tinha um refrigerador antigo em casa, como Vinicius Silva dos Santos, terá dois motivos para comemorar: ganhar uma geladeira novinha e ver a conta de energia diminuir. “Agora vou poder congelar melhor meus alimentos e ainda assim diminuir minha conta. Com certeza trará muitos benefícios pra minha família”, afirmou o rapaz.

[Olho texto=”Ao todo, na quarta edição do programa, serão substituídos 4 mil refrigeradores e 250 mil lâmpadas convencionais por lâmpadas LED em todo o Distrito Federal, além da regularização de 500 consumidores com a instalação de “postinhos” e medidores de energia” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”centro”]

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética, regulamentado pela Lei nº 9.991/2000, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que determina que as concessionárias de distribuição de energia elétrica apliquem, anualmente, 0,40% de sua receita operacional líquida no desenvolvimento de projetos que tenham como objetivo principal promover o uso eficiente e racional de energia. Dessa forma, as geladeiras e lâmpadas são substituídas por equipamentos mais econômicos.

Além disso, os contemplados participam de palestras educativas, com dicas de segurança e de economia no uso da energia elétrica.

Ao todo, na quarta edição do programa, serão substituídos 4 mil refrigeradores e 250 mil lâmpadas convencionais por lâmpadas LED em todo o Distrito Federal, além da regularização de 500 consumidores com a instalação de “postinhos” e medidores de energia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=””]

“Todo processo é gratuito. A seleção dos beneficiados começa com a visita de um agente de campo às famílias de localidades carentes do DF. Durante as visitas, o refrigerador é avaliado e, se for ineficiente, é agendada uma visita de um eletrotécnico, que valida a indicação e aplica um selo para que o equipamento seja substituído”, explica o presidente da CEB, Edison Garcia.

O Agente CEB também verifica as lâmpadas e, caso sejam incandescentes ou fluorescentes, o morador receberá as LEDs, até o limite de cinco, para colocar na residência.

Até agora, já foram feitas 3.687 visitas, 6.608 lâmpadas entregues e 109 refrigeradores substituídos.

O Agente CEB ainda passará por cidades como Ceilândia, Itapoã, Paranoá, Varjão, Sobradinho II, Planaltina, São Sebastião, Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II e Samambaia.

*Com informações da CEB Distribuição