29/01/2021 às 09:11, atualizado em 29/01/2021 às 10:32

Sem reformas há 10 anos, praça em São Sebastião é remodelada

Administração trabalha no projeto desde 2019 e atende principal reivindicação da comunidade do bairro São José

Por Gizella Rodrigues., da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

A praça tem uma quadra poliesportiva e uma minicampo de futebol de areia, além de bancos e mesas de concreto, que serão renovados. A reforma começou com a quebra das calçadas, que estavam desniveladas e serão reconstruídas | Foto: Lúcio Bernardo Jr /Agência Brasília

Uma demanda de pelo menos 10 anos dos moradores do bairro São José, em São Sebastião, começa a ser atendida pelo Governo do Distrito Federal: a reforma da Praça Santo Afonso, que fica ao lado da paróquia que leva o mesmo nome. Desde 2019, a administração regional trabalha para a reforma do local acontecer e, agora, as obras saíram do papel e começaram de fato a serem feitas. 
 
Uma empresa foi contratada por licitação com verba de R$ 185 mil de emenda parlamentar, destinada pelo deputado distrital Daniel Donizet, e começou a trabalhar na recuperação de 2.764 metros da praça há cerca de duas semanas. A obra gera dezenas de empregos e traz expectativa para a comunidade que não vê a hora de receber a maior área de lazer da localidade completamente transformada.
 
A praça tem uma quadra poliesportiva e uma minicampo de futebol de areia, além de bancos e mesas de concreto, que serão renovados. A reforma começou com a quebra das calçadas, que estavam desniveladas e serão reconstruídas. A quadra de esportes também vai ganhar cara nova: um os alambrados estão sendo trocados e serão pintados, o piso será remodelado, uma nova tabela de basquete será colocada e as traves de futebol serão recuperadas. O campo que era de areia receberá grama sintética, mais fácil de ser limpo e mais seguro para os frequentadores.

Principal reivindicação

“Desde 2019 estamos trabalhando nessa reforma. Fizemos o projeto, o deputado destinou a emenda, o dinheiro foi liberado pelo governador Ibaneis Rocha, empenhado pela administração e a licitação foi realizada no final de 2020”, explica o administrador | Foto: Lúcio Bernardo Jr /Agência Brasília

Segundo o administrador de São Sebastião, Alan Valim, os moradores do bairro São José contam que a última reforma na praça foi feita há 10 anos e, desde então, manutenções pontuais foram feitas no espaço. “Eles falam que apenas a pintura da quadra era feita de vez em quando”, diz.
 
Valim explica que, quando assumiu a administração, em 2019, fez uma série de reuniões com os moradores da cidade, chamadas de a administração perto de você, e a recuperação da praça foi a principal reivindicação da comunidade do bairro. “Desde 2019 estamos trabalhando nessa reforma. Fizemos o projeto, o deputado destinou a emenda, o dinheiro foi liberado pelo governador Ibaneis Rocha, empenhado pela administração e a licitação foi realizada no final de 2020”, explica. 
 
Pedro Henrique Nery de Souza, 9 anos, mora perto da praça e costumava jogar bola no local. “Toda criança que mora aqui perto vinha pra gente formar times e disputar campeonatos”, conta. Todo dia que a mãe deixa ele vai até a praça, acompanha a obra de longe e faz perguntas para os operários querendo saber como o espaço vai ficar. “Não vejo a hora (de a obra) acabar para eu poder brincar”, fala.
 
O administrador de São Sebastião ressalta que o GDF executa uma série de obras na região administrativa que trazem melhorias para o dia a dia da população. “Estamos indo para a reforma do terceiro parquinho esse ano instalamos dois Pontos de Encontro Comunitário (PECs) há duas semanas e vamos começar a reforma do campo de grama sintética que está abandonado perto da 30ª DP”, enumera. “Temos mais duas licitações previstas para o começo deste ano para recuperar espaços públicos, estamos só esperando a liberação dos recursos”, completa Alan Valim.