04/02/2021 às 17:24

Drive-thru de vacinação contra Covid-19 no Lago Norte

Sobe para 12 os pontos onde o idoso não precisa sair do carro. Objetivo é desafogar unidades básicas e ampliar o serviço à população do DF

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Agora são 12 os pontos de vacinação por drive-thru no Distrito Federal. O novo posto foi aberto pela Secretaria de Saúde, nesta quinta-feira (4), na entrada do shopping Iguatemi. A medida tem por objetivo otimizar cada vez mais a vacinação contra Covid-19 no Distrito Federal. Com mais essa opção, o Lago Norte – uma das cidades com maior número de idosos – passa a contar com dois pontos de vacinação.

“O sistema drive-thru mostrou grande eficácia, porque impede aglomeração e protege as pessoas do sol e da chuva. Sem contar que desafoga a procura nas unidades básicas de saúde. É uma estratégia que está dando muito certo”, explica o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Alexandre Garcia.

Posto de vacinação do Lago Norte fica no estacionamento do shopping Iguatemi | Foto: Divulgação/Agência Saúde

De acordo com o gestor, a intenção da Secretaria de Saúde é ampliar o número de postos drive-thru, além dos 12 já existentes. “A medida que as doses forem chegando e quando começar a vacinação nos idosos acima de 75 anos teremos mais procura”, afirma.

O grupo de idosos entre 75 e 79 anos é de cerca de 38 mil pessoas, conforme estimativa da Codeplan. Já o grupo que está sendo vacinado atualmente, de pessoas com 80 anos ou mais, é de aproximadamente 42 mil idosos.

Garcia destaca que o ponto negativo do drive-thru é que nem todos são mistos e por isso, só atende pessoas que estão dentro de um carro. Por isso, para quem não consegue ir vacinar de automóvel deve procurar uma das unidades básicas de saúde que disponibilizam a vacina contra Covid-19.

“As UBSs também estão vacinando, então as pessoas podem escolher qual o melhor local de acordo com suas necessidades”, lembra.

Todos os drive-thrus funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. No ponto localizado no Iguatemi foram disponibilizadas 400 doses, podendo aumentar esse número de acordo com a procura.

Confira os pontos de vacinação por essa modalidade:

A lista completa de pontos de vacinação em todo o Distrito Federal está disponível no site da Secretaria de Saúde: http://www.saude.df.gov.br/

*Com informações da Secretaria de Saúde