04/02/2021 às 20:08, atualizado em 04/02/2021 às 20:33

Edital para compor Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial

Codipir garante fortalecimento no combate ao racismo e aumento de investimentos em políticas públicas

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (04) o edital de abertura para o processo seletivo de composição do Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial (Codipir). No total, 22 vagas serão divididas entre titulares e suplentes ao biênio 2021/2023. Para participar, os candidatos devem efetuar a inscrição, presencialmente, até o dia 05 de março no prédio da secretaria, localizado no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN).

Poderão participar entidades, instituições, organizações não governamentais (ONGs), associações e outras que tenham comprovação de no mínimo três anos de existência e atuação na promoção da igualdade racial. A composição dos representantes da sociedade civil deve priorizar as comunidades negras, indígenas, de matriz africana, cristãs e os povos ciganos.

[Olho texto=”A criação do conselho demonstra o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com o fortalecimento da gestão e ações de enfrentamento e combate ao racismo” assinatura=”Diego Moreno, subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial” esquerda_direita_centro=”centro”]

Na hipótese de não haver número de entidades inscritas suficiente para ocupar as vagas prioritárias, as remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência e serão preenchidas pelas demais entidades, observando a ordem de classificação.

Para o subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial Diego Moreno, “a criação do Conselho demonstra o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com o fortalecimento da gestão e ações de enfrentamento e combate ao racismo, possibilitando assim, o aumento do investimento financeiro nas políticas públicas para a temática de igualdade racial.”

O processo de seleção será composto por três etapas: inscrição, habilitação das candidaturas e seleção dos representantes da sociedade civil. Sendo assim, a seleção será conduzida por comissão de seleção constituída por meio de portaria a ser editada pela Sejus.

Serviço:
Processo seletivo do Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial (Codipir)

– Confira o Edital (02/2021) disponível no Diário Oficial do Distrito Federal, nº 24, de 04/02/2021 Inscrições presenciais até 05 de março
– Endereço: Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN) Quadra 01, Lote C, 3º andar, Edifício Comércio Local Para mais informações, ligue (61) 3213-0768 ou escreva para o e-mail: subdhir@sejus.df.gov.br

*Com informações da Sejus/DF