04/02/2021 às 13:16

Mais da metade das passarelas aéreas já está reformada

Até o momento, 30 passagens foram totalmente restauradas. Ao todo, R$ 4,9 milhões são investidos no trabalho

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Foto: Divulgação/DER-DF

As reformas compreendem reforço na estrutura, recuperação da base de pilar metálico e troca das barras de apoio, entre outras | Foto: Divulgação/DER-DF

Iniciada em 2019, a obra de revitalização das 56 passarelas instaladas nas rodovias distritais segue em ritmo intenso.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), órgão responsável pela obra, já executou a reforma em 30 estruturas. Ou seja, em mais da metade das passagens previstas para receberem as melhorias.

O trabalho nas passarelas, orçado em aproximadamente R$ 4,9 milhões, compreende o reforço na estrutura, a recuperação da base de pilar metálico, a troca das barras de apoio danificadas e de tela metálica do fechamento dos chamados “guarda-corpos”.

O diretor-geral do departamento, Fauzi Nacfur Júnior, comemora o resultado alcançado até aqui. “Há anos, e arrisco dizer até décadas, que as passagens careciam de uma manutenção geral. E, com apoio do nosso governador, demos início a este trabalho logo no início da gestão”, relembra.

“Hoje podemos dizer que já realizamos o serviço em mais de 50% das estruturas. Isso é uma vitória para nós e quem mais ganha é a população, que pode atravessar as vias de forma segura e confortável”, complementou Fauzi.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Avanço dos serviços

No final de agosto do ano passado, 22 passarelas haviam sido reformadas e a previsão era de que, até o último dia de 2020, mais três estruturas estivessem concluídas.

Porém a agilidade dos 25 operários envolvidos no trabalho permitiu que mais oito passarelas ficassem totalmente prontas dentro deste prazo.

“No cronograma deste serviço, trabalhamos com a previsão de quantas conseguiremos restaurar dentro de um determinado período. Entretanto, quando a previsão é antecipada e conseguimos concluir antes, é sempre uma boa notícia”, disse o superintendente de Obras do DER, Cristiano Cavalcante.

A costureira Maria Marta Siqueira, de 51 anos, moradora de Taguatinga, acompanhou a reforma das passarelas da EPTG e ressalta que a ação estimula os pedestres a utilizarem o espaço exclusivo para a travessia. “Com as passarelas renovadas, os pedestres se sentem mais seguros para atravessar as pistas com tranquilidade.”

Previsão

Para o primeiro semestre de 2021 está previsto que mais três passarelas tenham os serviços completados. Essas estruturas estão na Estrada Parque Ceilândia (DF-095), próximo ao viaduto Ayrton Senna, na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (DF-075), na passagem próxima à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e no Pistão Sul, próximo à Boca da Mata.

Confira onde estão as 30 passarelas já revitalizadas:

Ø 14 na Estrada Parque Taguatinga (EPTG/DF-085)

Ø 3 na Estrada Parque Ceilândia (Estrutural /DF- 095)

Ø 3 na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA Sul/ DF-003)

Ø 3 na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB/DF-075)

Ø 1 na Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG/DF-011)

Ø 2 na Estrada Parque Contorno (EPCT)

Ø 1 na Estrada Parque Paranoá (EPP)

Ø 1 na BR-070

Ø 1 na Colônia Agrícola Águas Claras

Ø 1 na BR-020

 

  • Com informações do DER/DF