14/02/2021 às 20:48, atualizado em 15/02/2021 às 18:29

Reservatório de Santa Maria começou a verter no domingo

Caesb comemora o evento, que reforça segurança hídrica no DF, mas ressalta a importância do uso racional da água

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

O Sistema Santa Maria é responsável por 27% do abastecimento do DF | Foto: Cristiano Carvalho/Caesb

As últimas chuvas registradas no Distrito Federal trouxeram uma boa notícia: o reservatório Santa Maria começou a verter na tarde deste domingo (14). Com novas chuvas previstas, a imagem será de vertimento total na barragem nos próximos dias. No ano passado, o evento ocorreu no final do mês de fevereiro. Já em 2019, só começou em maio.

Confira nas imagens: 

“Além dos bons índices pluviométricos e do uso consciente feito pela população, o vertimento da barragem de Santa Maria se dá em especial pela flexibilidade operacional que os sistemas da Caesb possuem, de forma que a operação é realizada visando a preservação dos níveis do reservatório para que sua água seja utilizada na estiagem. Mas, apesar dos bons índices registrados e do vertimento, a população deve permanecer fazendo o uso consciente da água, sem desperdiçar”, destaca Carlo Renan Brites, engenheiro da Área Ambiental da Caesb.

[Numeralha titulo_grande=”45,5 milhões de m³” texto=”Volume útil do Sistema Santa Maria, 27% do abastecimento do DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Sistema Santa Maria (Santa Maria/Torto) é responsável por 27% do abastecimento do DF e possui uma vazão de 1.470 l/s de água. O volume útil de água é de 45,5 milhões de m³. A água excedente do reservatório Santa Maria segue para o córrego Três Barras. De lá, se junta com o Ribeirão Tortinho, formando o Ribeirão do Torto, onde há captação da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

Barragem possui um espelho d’água de 7,65 Km2 e uma área de drenagem de 101 Km2 | Foto: Cristiano Carvalho/Caesb

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A Barragem de Santa Maria está localizada dentro do Parque Nacional de Brasília e faz parte das bacias do Paraná, Paranaíba e Corumbá. Essa barragem possui um espelho d’água de 7,65 km² e uma área de drenagem de 101 Km2.

Neste domingo (14), o reservatório do Descoberto também apresentava bons índices, com 97% do volume útil.

*Com informações da Caesb