18/02/2021 às 19:10, atualizado em 18/02/2021 às 20:20

GDF Presente recupera erosão em bairro de São Sebastião

Após temporal, cerca de 15 operários constroem bolsões para conter impacto da água e melhorar a locomoção de 20 mil moradores 

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/GDF Presente

Em São Sebastião, equipes recuperam uma erosão no bairro Morro da Cruz, onde moram 20 mil pessoas. Os trabalhos começaram na quarta-feira (17) e envolvem 15 operários e 15 caminhões | Foto: Divulgação/GDF Presente

O GDF Presente está atuando em todas as regiões administrativas do Distrito Federal para diminuir os transtornos causados pelas fortes chuvas desta semana. Em São Sebastião, equipes recuperam uma erosão no bairro Morro da Cruz, onde moram 20 mil pessoas. Os trabalhos, que começaram na quarta-feira (17), envolvem cerca de 15 operários e 15 caminhões com 300 toneladas de restos de material de construção.

Coordenador do Polo Leste, Leandro Cardoso, lembra que a ação rápida é uma parceria entre o programa, a administração da cidade e as companhias Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e de Saneamento Ambiental do DF (Caesb). “Estamos construindo bolsões para conter a água das chuvas, assim como um desvio maior para diminuir o transbordo”, explica.

Alan Valim, administrador regional de São Sebastião, comenta que o buraco é um problema crônico da região. “O bairro Morro da Cruz fica na parte mais baixa da cidade, então sempre que chove muito forte a erosão acaba acontecendo”, lembra. “O objetivo principal é acabar com o transtorno causado aos moradores”, ressalta.

O Polo Leste também trabalha nos núcleos rurais Altiplano Leste e Santa Luzia, localizados no Paranoá. Além da recuperação de erosões, os serviços avançam para a terraplanagem e manutenção da via. O objetivo é melhorar a locomoção das pessoas e veículos que transitam pela região. Sete operários utilizam uma patrol, retroescavadeira e quatro caminhões, sendo um de rolo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Melhorias no asfalto

Em Taguatinga Sul, equipes do Polo Oeste trabalham para restaurar o asfalto da QND 30 a 34 e, também, da 44. Com o apoio do Departamento de Trânsito (Detran) e da Polícia Militar, para organizar o trânsito, e do maquinário e operários da Novacap, estão sendo feitos serviços de fresagem – remoção de pavimentos antes da execução de um novo revestimento de asfalto – e recapeamento.

Para esta ação cerca de 40 toneladas de massa asfáltica serão utilizadas. Os serviços devem ser finalizados este mês. Nessa quarta-feira (17), também foi recuperado o trecho da QSE 16, próximo à praça Vila Dimas.