18/02/2021 às 18:06, atualizado em 18/02/2021 às 18:20

Temas para eventos sobre território serão escolhidos até dia 28

Questionário virtual está disponível para a escolha dos assuntos a serem revistos no Plano Diretor de Ordenamento a partir de 17 de março

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

Já estão disponíveis os eixos temáticos para escolha a distância / Imagem: reprodução / Seduh

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) abriu até 28 de fevereiro um questionário virtual para a população escolher os principais temas a serem debatidos nos “Encontros para Pensar o Território”.

Essas  reuniões on-line irão discutir, a partir de 17 de março, a revisão do  Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). Os eixos temáticos do Pdot escolhidos para revisão já estão disponíveis no site do Plano Diretor.

Qualquer cidadão pode preencher o formulário. A partir do resultado da consulta, a Seduh vai organizar os “Encontros para Pensar o Território”. A iniciativa surgiu como solução de debates em tempos de pandemia, com a realização de eventos virtuais acessíveis ao público.

As temáticas de cada encontro serão eleitas pelos interessados com base em uma seleção de assuntos feita para cada eixo temático previsto na revisão do Pdot. São em torno de três opções de tema para cada eixo a serem escolhidos por meio da votação a distância.

Do desenvolvimento à governança

[Olho texto=”A partir do formulário, escolhemos os assuntos que vão entrar nesses eixos” assinatura=”Sílvia De Lázari, coordenadora de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

São os seguintes os temas a serem escolhidos: desenvolvimento econômico sustentável e centralidades; mobilidade; habitação e regularização; ruralidades; meio ambiente e infraestrutura; gestão social da terra; território resiliente; e participação social e governança.

“Pela votação, será escolhido um dos temas para cada eixo, com a possibilidade ainda de o participante informar algum outro tema de sua preferência. A partir do formulário, escolhemos os assuntos que vão entrar nesses eixos”, informou a coordenadora de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Sílvia De Lázari.

Engajamento da sociedade

Com a votação virtual, a Seduh pretende mobilizar e engajar a sociedade no processo de revisão do Pdot e difundir o conhecimento sobre as temáticas tratadas nos “Encontros para Pensar o Território”. Além disso, a pasta deseja promover a educação urbanística e a conscientização em relação à importância do planejamento urbano e territorial, bem como suas consequências na vida da população.

Os gestores da Seduh planejaram as reuniões on-line por acreditarem que a participação da sociedade civil na revisão do Plano Diretor é essencial na democratização dos principais processos do planejamento territorial, além de contribuir ao aprimoramento dos trabalhos da equipe técnica.

*Com informações da  Seduh