22/02/2021 às 21:02

Estratégia e planejamento para o campo

Assinado o Termo de Cooperação Técnica do Plano de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Plano de Desenvolvimento Rural tem coordenação da Secretaria de Agricultura com apoio de 16 instituições | Foto: Divulgação/Seagri

Foi assinado, nesta segunda-feira (22), no Palácio do Buriti, o Termo de Cooperação Técnica para a implementação do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal. O Plano será coordenado pela Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), com a participação de outras 16 instituições de fomento à agropecuária. O Termo vai orientar as estratégias do setor a longo prazo.

O Plano irá contar com a participação dos principais atores institucionais do setor agropecuário local e nacional, com o objetivo de construir e debater estratégias de união de esforços para pensar no planejamento do setor agropecuário do DF a longo prazo.

[Olho texto=”A união dos órgãos governamentais, classe produtiva e instituições técnico-científicas sinaliza a integração de esforços para um planejamento rural prolongado, para um período de 20 anos” assinatura=”Candido Teles, secretário de Agricultura” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O secretário da Agricultura do Distrito Federal, Candido Teles de Araujo, ressaltou a importância de todas as instituições estarem caminhando juntas na construção do Plano. “Não adianta construir um projeto sozinho e depois não ter viabilidade na Adasa, não ter viabilidade no Ibram ou em outras instituições. A união dos órgãos governamentais, classe produtiva e instituições técnico-científicas sinaliza a integração de esforços para um planejamento rural prolongado, para um período de 20 anos”, ressaltou.

O Plano de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal estabelecerá os eixos de desenvolvimento sustentável da agropecuária local, oferecendo condições estruturantes para que a população do campo possa ter um planejamento de suas atividades a longo prazo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=””]

O presidente da Federação de Agricultura do Distrito Federal (Fape-DF), Fernando Cezar Ribeiro, lembrou que, apesar dos avanços alcançados pelo setor, muita coisa ainda precisa ser feita. “Nós precisamos avançar muito na parte tributária e fiscal”, ressaltou.

O presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) disse que esse é um dia histórico para o DF. “Nós estamos focando nas pessoas do campo nos próximos 20 anos e isso é mais do que justo”, lembrou.

[Olho texto=”Cada instituição irá indicar dois representantes para participar do grupo de trabalho que irá elaborar e colocar em prática as ações do Plano de Desenvolvimento Rural do DF” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O superintendente Federal de Agricultura do Distrito Federal (SFSA/Mapa), Wiliam Barbosa, disse que não vai faltar esforços de todas as instituições presentes, para que o Plano funcione e traga desenvolvimento para o campo.

Cada instituição irá indicar dois representantes para participar do grupo de trabalho que irá elaborar e colocar em prática as ações do Plano de Desenvolvimento Rural do DF. A próxima reunião ficou agendada para acontecer no em abril.

As seguintes instituições participam do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal:

Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri/DF)

Secretaria de Governo (Segov)

Secretaria de Meio Ambiente (Sema)

Secretaria de Empreendedorismo do Distrito Federal (Semp/DF)

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF)

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa/DF)

Instituto Brasília Ambiental (Ibram)

Parque Granja do Torto (PGT)

Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape/DF)

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar/DF)

Superintendência Federal de Agricultura do Distrito Federal (SFA-DF/Mapa)

Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa)

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)

Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade de Brasília (FAV/UnB)

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrados e Embrapa Hortaliças)

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Distrito Federal (Sescoop/DF)

Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal (CDRS/DF)

 

*Com informações da Secretaria de Agricultura