23/02/2021 às 11:32, atualizado em 23/02/2021 às 15:09

Nível do Lago Paranoá volta à normalidade

CEB informa que, após 12 horas de comportas abertas, nível da água retornou à marca de 1000,60 metros

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Após cerca de 12 horas com as comportas da Barragem do Paranoá mantidas em abertura de 90 cm cada uma, chegando ao total de 2,7 metros de abertura total, foi possível controlar o nível do lago, reduzindo a cota de 1000,78 metros para 1000,60 metros. No início da manhã desta terça (23), as equipes da Companhia Energética de Brasília (CEB) retornaram as comportas para a abertura de 30 cm cada, com um total de 90 cm de abertura total.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A equipe técnica da CEB Geração segue monitorando a cota do Lago Paranoá e estará pronta para atuar, caso o volume de águas represadas volte a subir a patamares acima do estipulado. Toda a operação está sendo elaborada em conjunto com a Defesa Civil, mediante inspeções realizadas nas comunidades ribeirinhas a jusante da barragem, para visam atender às normas de controle da cota de água do lago conforme determinação da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa).

As mensagens sonoras continuam sendo emitidas sempre que há uma alteração para maior na abertura das comportas, para alertar a população ribeirinha sobre os riscos a jusante da barragem. A companhia pede que a população siga atenta, respeite os avisos e evite circular às margens do rio, restrições que também se aplicam à prática de pesca e ao banho no local.

* Com informações da CEB