25/02/2021 às 14:19, atualizado em 25/02/2021 às 16:41

Novos equipamentos públicos para Santa Maria

Em visita à região administrativa, Ibaneis inaugura papa-entulho na QR 219 e entrega reformas no Ginásio Poliesportivo e na Agência do Trabalhador

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, passou a manhã desta quinta-feira (25) em Santa Maria, onde entregou diversas obras concluídas para a comunidade da região. O início da programação foi a inauguração de um novo papa-entulho, na QR 219; e, seguir, a reinauguração do Ginásio Poliesportivo da AC01 e da Agência do Trabalhador, na QCE 01.

Durante visita às dependências da recém-reformada Agência do Trabalhador – que no ano passado atendeu 10.483 pessoas e encaminhou mais de 1.800 para vagas de emprego –, o governador ressaltou a importância dos equipamentos entregues.

“São muitas obras que estão acontecendo, e isso é muito importante porque vivemos um 2020 de pandemia, entramos neste ano com grandes dificuldades na área da Saúde, por conta da Covid-19, mas o nosso governo não parou em momento nenhum. Por isso temos obras para entregar, benefícios às comunidades, e isso tudo vem sendo feito com muito carinho”, destacou Ibaneis.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além dos três compromissos na cidade, o governador também visitou o Parque Ecológico de Santa Maria, que receberá equipamentos públicos como parque infantil, quadra poliesportiva e pista de cooper.

A administradora regional de Santa Maria, Marileide Romão, os secretários de Governo e de Trabalho, José Humberto Pires e Thales Ferreira, o presidente da Terracap, Izidio Santos Junior, e os deputados distritais Rafael Prudente, Jaqueline Silva e Robério Negreiros, participaram dos eventos.

Descarte de lixo com consciência

O papa-entulho de Santa Maria é o 11º equipamento do tipo no DF e segue um modelo padrão dos outros dez já operantes | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

Com um investimento de pouco mais de R$ 211 mil, oriundos de emenda parlamentar e recursos do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Papa Entulho serve para o descarte de até um metro cúbico de entulhos, como móveis velhos, restos de poda e materiais recicláveis.

Com área de 900 metros quadrados, o Papa Entulho de Santa Maria é o 11º equipamento do tipo no DF e segue um modelo padrão dos outros dez já operantes: todos são cercados, com acesso controlado para os quatro contêineres dispostos no local. A meta do SLU é entregar 62 unidades até o fim de 2022.

Mais lazer, com segurança

O ginásio recebeu pintura nova, instalação de equipamentos de acessibilidade, correções dos problemas estruturais, reforma elétrica e hidrossanitária, além da instalação de sistemas de combate a incêndio e pânico e da construção do para-raios 

Localizado na QC 01, próximo à administração regional, o Ginásio Poliesportivo de Santa Maria estava interditado pelo Corpo de Bombeiros desde junho de 2019 devido a falhas estruturais e deficiências na parte elétrica e no sistema de combate a incêndio.

Com a restauração, o ginásio recebeu pintura nova, instalação de equipamentos de acessibilidade, correções dos problemas estruturais, reforma elétrica e hidrossanitária, além da instalação de sistemas de combate a incêndio e pânico e da construção do para-raios.

Nova estrutura para quem procura emprego

A Agência do Trabalhador de Santa Maria, que foi totalmente reformada, atendeu 10.483 pessoas e encaminhou mais de 1.800 para vagas de emprego no ano passado 

A Agência do Trabalhador de Santa Maria foi totalmente reformada, entregando para a população da cidade um espaço com ventilação, salas para cursos e entrevistas, atendimento ao microcrédito e até uma brinquedoteca. Além disso, o espaço conta com acessibilidade no atendimento ao deficiente auditivo, com painel em libras.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As 15 unidades do DF oferecem diariamente vagas do Sistema Nacional de Emprego e fazem o encaminhamento dos candidatos às empresas contratantes, além de oferecer entrada ao Seguro Desemprego, suporte à emissão da nova Carteira de Trabalho Digital, e acesso aos serviços de microcrédito do Programa Prospera e aos programas de qualificação da Secretaria de Trabalho.