26/02/2021 às 18:45, atualizado em 27/02/2021 às 09:22

Novacap leva 10 km de asfalto novo a Taguatinga Norte

Recapeamento contempla vias importantes com pelo menos cinco anos de durabilidade. Serviço já utilizou cerca de 12 toneladas de massa asfáltica

Por RAFAEL SECUNHO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | Edição: Abnor Gondim

Serviços estão sendo realizados nas vias que levam à Praça do Bicalho / Foto: Acacio Pinheiro / Agência Brasília

Quem circula pelas principais ruas de Taguatinga Norte já observou que o asfalto novo chegou ao movimentado bairro. As vias que levam até a Praça do Bicalho, próximas ao Pistão Norte, estão sendo recapeadas pelo Governo do Distrito Federal. O investimento inicial é de R$ 500 mil.

Serão, ao todo, 10 km de pista revitalizados ao longo dos próximos meses envolvendo vias importantes. O serviço é executado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), que já concluiu mais de 2 km. Diversas ruas dos Setores D, E e F Norte também foram beneficiadas. Seja nos conjuntos residenciais ou na área comercial.

[Olho texto=”“Dessa forma, as ruas ficam, no mínimo, cinco anos sem precisar de qualquer manutenção”” assinatura=”Sérgio Lemos, de Urbanização da Novacap” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Fazer o recapeamento é o ideal, até mesmo pela durabilidade”, explica o diretor de Urbanização da Novacap, Sérgio Lemos. “Dessa forma, as ruas ficam, no mínimo, cinco anos sem precisar de qualquer manutenção”, reforça.

Décadas 

Sandra: 30 anos sem asfalto novo / Foto: Acacio Pinheiro / Agência Brasília

Uma rua nova e lisinha é novidade para a servidora pública Sandra Rocha, 55 anos. Criada em Taguatinga, a moradora da QNF 20 conta que a última vez que viu asfalto novo por ali foi há 30 anos.

“Demorou, mas, enfim, chegou. Havia muitos buracos na pista, a rua desnivelada. A gente sempre vinha pedindo isso para a Administração”, rememora, ao revelar que foi parabenizada pela conquista por sua mãe e seu irmão, residente em Samambaia.

Dono de vários imóveis alugados na QND e há mais de três décadas em Taguatinga, o empresário Celmo Machado, 55 anos, relata que já tinha perdido a esperança.

[Olho texto=”“Os lojistas estavam indo embora. Quem quer ficar num local onde não tem estacionamento? Onde os carros caem no buraco?”” assinatura=”Celmo Machado, empresário” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Tem mais de 20 anos que a gente pede esse asfalto, e nenhum gestor nos atendeu. Agradeço ao governo pela iniciativa”, elogia. “Os lojistas estavam indo embora. Quem quer ficar num local onde não tem estacionamento? Onde os carros caem no buraco?”, avalia.

Celmo Machado: anos de solicitações não atendidas / Foto: Acacio Pinheiro / Agência Brasília

Novos empregos

Segundo a Novacap, as avenidas são avaliadas pela equipe técnica e por um laboratório do órgão e assim é definido o roteiro das obras. A Administração de Taguatinga auxilia no mapeamento do serviço. Cerca de 150 empregos foram gerados na empreitada. Já foram mais de 12 mil toneladas de massa asfáltica usadas.

Para o administrador regional, Bispo Renato Andrade, a região de grande potencial econômico precisava de nova roupagem.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“O tapa-buraco já não estava aguentando mais. Algumas ruas estavam intransitáveis. Agora, se retira todo o asfalto estragado e coloca um novo”, compara Andrade. “Além de toda a comunidade, temos mais de 12 mil empresas em Taguatinga. Ali está a Praça do Bicalho, local tradicional de compras em nossa cidade. Vai beneficiar todo mundo”, projeta.