04/03/2021 às 18:58

Webinário discute violência doméstica

Evento, de âmbito nacional, reúne representantes do GDF para debater ações de enfrentamento a crimes contra a mulher

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Como parte das ações relativas ao Mês da Mulher, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP) participou do 1º Webinário Nacional das Polícias Militares em Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, organizado pelo Conselho Nacional de Comandantes-Gerais. O objetivo do evento é a disseminação, difusão e promoção do conhecimento junto às polícias militares do país, possibilitando a troca de experiências sobre a temáticas e integração de dispositivos de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.

O acompanhamento terapêutico, reflexivo e processual dos homens autores de violência contra as mulheres realizado por meio do Grupo Refletir foi divulgado durante o evento virtual, nesta quinta-feira (4). A apresentação pode ser conferida neste link do Youtube.

“Poder compartilhar a experiência do DF com outras unidades da Federação é essencial para que outras pessoas se beneficiem desse trabalho desenvolvido com tanta seriedade por nossos profissionais que atuam no programa”, avalia o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O material foi apresentado pela assessora especial e responsável pela coordenação do Grupo Refletir e ações relacionadas a gênero na Subsecretaria de Ensino e Gestão de Pessoas (Suegep) da SSP, major Larissa Cristiane. “É sempre oportuno divulgar essa abordagem inclusiva do trabalho com os homens por uma sociedade mais equânime e livre de violência”, afirma a gestora.

Grupos reflexivos

O Grupo Refletir, explica a major, é uma ferramenta de sensibilização, prevenção e enfrentamento da perpetuação e da reincidência da violência contra as mulheres. “Com apenas dois anos de parceria com o TJDFT [Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios], forças de segurança e administração penitenciária do DF, os grupos reflexivos que envolvem homens da segurança pública do DF, autores de violência doméstica e/ou familiar contra a mulher se estabelecem como programa de reeducação e ressocialização de agressores, podendo servir de modelo para outras instituições brasileiras da segurança pública”, destaca.

Em outubro de 2020, a SSP lançou o Manual do Grupo Refletir – grupos reflexivos para profissionais da segurança pública autores de violência doméstica e familiar contra a mulher: ação inovadora no Distrito Federal. O material concentra  histórico, diretrizes, metodologia e todo o suporte necessário ao trabalho dos grupos reflexivos, servindo de base para sensibilização, divulgação e fomento da ação em outras secretarias e forças de segurança interessadas em sua implementação.

 

*Com informações da SSP