05/03/2021 às 09:00

Atendimento para órtese e prótese poderá ser agendado

Serviço estará disponível pelo site Agenda DF, a partir de segunda-feira (8)

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Dentre os materiais disponíveis há cadeiras de roda, andadores, bengalas, muletas, próteses mamárias externas, entre outros | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

A partir da próxima segunda-feira (8), os usuários que precisam requisitar órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção e materiais especiais ambulatoriais poderão marcar a avaliação através do site Agenda DF – sistema dedicado ao agendamento de visitas em diferentes postos de serviço do GDF.

Atualmente, para ser atendido, é necessário ir pessoalmente ao Núcleo Ambulatorial de Órtese na 114 Sul.

De acordo com o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Alexandre Garcia, o objetivo do agendamento através do site Agenda DF é organizar o serviço, otimizar recursos humanos e fazer com que o usuário não perca tempo e nem corra o risco de dar viagem perdida.

“Através do agendamento a pessoa terá um horário exclusivo reservado para seu atendimento e nunca vai dar viagem perdida. Hoje, os usuários precisam comparecer presencialmente na 114 Sul só para marcar sua avaliação. Além disso, vai evitar a formação de filas e aglomerações”, explica.

Através do agendamento o usuário terá a opção de agendar sua avaliação e escolher o melhor dia e horário, tudo na comodidade de sua casa, evitando ir fazer a marcação pessoalmente. No dia da avaliação o paciente leva todos os documentos necessários e a solicitação do médico.

“É obrigatório comparecer na avaliação e levar a solicitação do médico, pois o profissional vai avaliar a real necessidade de uma prótese, por exemplo, além de fazer as medições e adaptações necessárias de acordo com cada paciente”, informa Monique de Oliveira, chefe do Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses, Próteses e Materiais Especiais.

Dentre os materiais disponíveis há cadeiras de roda, andadores, bengalas, muletas, próteses mamárias externas, entre outros. Todos são de âmbito ambulatorial, ou seja, que dão suporte ao paciente e nada tem a ver com os materiais utilizados em cirurgias.

Segundo Monique, alguns materiais são entregues no mesmo dia da avaliação. No entanto, alguns levam mais tempo para serem disponibilizados aos pacientes, tendo em vista que precisa adquirir ou adaptar de acordo com a necessidade do usuário.

Para fazer o agendamento basta se cadastrar no site Agenda DF e marcar a data da avaliação, que deverá ser confirmada, através do e-mail que a plataforma envia para o usuário.

* Com informações da Secretaria de Saúde