09/03/2021 às 08:54, atualizado em 09/03/2021 às 13:34

Pesquisa apresenta mulheres no mercado de trabalho

Divulgação dos estudos será em transmissão ao vivo no canal da companhia no Youtube, nesta terça-feira (9), a partir das 11h

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulga, na Semana da Mulher, três estudos relacionados à população feminina do DF. Confira abaixo.

– Uso do tempo em trabalhos não remunerados por mulheres e homens no DF: resultados preliminares da pesquisa
Com o objetivo de entender a alocação do tempo da população da capital federal, especialmente feminina em comparação à masculina, em tarefas que compõem o leque das atividades compreendidas como trabalho reprodutivo e não remunerado.

– Mulheres e Trabalho Remunerado no DF, entre 2015 e 2020
Realizada em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômidos (Dieese) e utilizando dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), o estudo apresenta os números deste ano, além de indicadores semestrais atualizados até o segundo semestre de 2020. Nos últimos cinco anos, ocorreram alterações na legislação trabalhista e previdenciária do país, além de uma crise econômica prolongada, que recentemente foi aprofundada pela pandemia, cujos impactos diferem entre sexos e mercados de trabalho regionais. Com isso, o estudo busca identificar a repercussão desse contexto sobre as condições de participação das mulheres do DF no trabalho remunerado.

– Diferença salarial segundo sexo na área urbana do DF em 2018
Será apresentada a análise da diferença salarial segundo sexo na área urbana do Distrito Federal em 2018, levando em conta a probabilidade de se estar empregado segundo características pessoais, como escolaridade, estado civil, presença de filhos no domicílio e idade.

Com a participação da secretária da mulher do DF, Ericka Filippelli, e da técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Luana Pinheiro, a divulgação desses estudos será feita por meio de transmissão ao vivo no canal da Codeplan no Youtube, nesta terça-feira (9), a partir das 11h.

*Com informações da Codeplan