11/03/2021 às 20:01, atualizado em 12/03/2021 às 08:56

Mais 50 leitos de UTI Covid adulto na rede pública de saúde

Já são 347 unidades de terapia intensiva nos hospitais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Mais 50 leitos de UTI Covid ativados pelo GDF | Foto: Breno Esaki/Agência Brasília

A Secretaria de Saúde iniciou a ativação de mais 50 leitos de UTI Covid nos hospitais de Base (HB) e regional de Santa Maria (HRSM). A abertura dos leitos começou às 22h desta quarta-feira (10), com os primeiros dez leitos liberados no HRSM. Outros 20, na mesma unidade, foram liberados nesta tarde. Além disso, o HB mobilizou 20 leitos que estão sendo preparados para o desbloqueio – processo que será concluído até esta sexta-feira (12).

[Olho texto=”Em paralelo a essas ativações, o GDF decretou uma série de medidas restritivas para frear a disseminação do coronavírus” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A mobilização de leitos de UTI Covid ocorre num momento em que a taxa de ocupação tem se mantido acima dos 90%, mesmo com a abertura de mais de 110 leitos nos últimos dias. O Governo do Distrito Federal, através da Secretaria de Saúde, tem trabalhado para ampliar a oferta de leitos com suporte de ventilação mecânica e enfermaria para atender pacientes com Covid-19.

Em paralelo a essas ativações, o GDF decretou uma série de medidas restritivas para frear a disseminação do coronavírus, visto o cenário que o DF vive de alta transmissibilidade, com taxa acima de 1,3. Essa taxa quer dizer que um grupo de 100 pessoas pode transmitir o novo coronavírus para outras 130 pessoas.

Existe a previsão de ativar, nos próximos dias, mais dez leitos no Hospital Home, contratados pela Secretaria de Saúde. Ao todo, hoje o Distrito Federal possui 673 leitos de UTI Covid, sendo 347 na rede pública e 326 na rede privada, que também aumentou a oferta nos últimos dias.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

*Com informações da Secretaria de Saúde