12/03/2021 às 10:26, atualizado em 12/03/2021 às 10:33

Ambulatório do Hospital de Base já reabilitou 148 pacientes pós-covid

Serviço é voltado para pacientes que receberam alta para casa, mas apresentam sequelas da doença

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Há um mês, o aposentado Edmilson Alves de Souza, de 60 anos, realiza sessões de reabilitação pulmonar no ambulatório do HB | Foto: Davidyson Damasceno/Agência Saúde

Cansaço, falta de ar, dores e até dificuldade de locomoção são as principais queixas de quem ficou com sequelas da covid-19 após voltar para casa. Para ajudar na recuperação desses pacientes, o Hospital de Base (HB) oferece atendimento especializado. Mais de 148 pacientes já foram atendidos, sendo que cada um deles realizou em média oito sessões de reabilitação.

Há um mês, o aposentado Edmilson Alves de Souza, de 60 anos, realiza sessões de reabilitação pulmonar no ambulatório do HB. Morador de Planaltina, Edmilson garante que o serviço tem devolvido a sua qualidade de vida. “Quando recebi alta da UTI Covid, fui para casa muito debilitado, sentindo cansaço extremo. Eu nem conseguia dar poucos passos sem me sentir mal”, relembrou. “Nesse um mês que estou fazendo a reabilitação, já me sinto melhor. Já consigo caminhar e fazer algumas atividades. Mas quero melhorar ainda mais”, espera.

Edmilson faz tratamento com pneumologista no HB há dois anos. Para ele, vencer a covid-19 significa um novo nascimento. “Eu tinha muito medo de pegar o coronavírus. Pensava que essa doença me mataria, já que o meu pulmão já é comprometido pela pneumonia”, relatou. “Quando fui infectado, só pensava na minha esposa, filhos e netos. Fico feliz em ter sobrevivido e sigo aqui fazendo o tratamento porque ainda quero passar muitos anos ao lado da minha família”, concluiu.

Serviço

“Fazemos a reabilitação cardiopulmonar com esteira, escada e bicicleta e também a reabilitação motora com pesos e elásticos, além de circuitos de treinamento funcional”, diz a fisioterapeuta Paula Marques | Foto: Davidyson Damasceno/Agência Saúde

A fisioterapeuta Paula Marques ressaltou o perfil de público atendido. “O nosso programa de reabilitação pulmonar é exclusivo para pacientes que receberam alta das UTIs ou enfermaria covid, ou que são encaminhados por nossos pneumologistas”, observou. “Para aqueles que não possuem encaminhamento médico, a orientação é que procurem a secretaria do serviço para agendarem avaliação”, disse.

Paula Marques explica, ainda, que o tratamento estimula várias áreas do corpo do paciente. “Fazemos a reabilitação cardiopulmonar com esteira, escada e bicicleta e também a reabilitação motora com pesos e elásticos, além de circuitos de treinamento funcional.”, detalhou.

Funcionamento

Ambulatório Pós-Covid funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 18h, atendendo pacientes que receberam alta das UTIs e enfermaria covid do HB ou que possuem encaminhamento médico. Está localizado no Ambulatório de Fisioterapia do Hospital de Base. Telefone: (61) 3550-8843.

* Com informações do Iges-DF