12/03/2021 às 14:10, atualizado em 12/03/2021 às 14:11

Saúde registra 45 casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica

A doença tem acometido crianças e adolescentes e está possivelmente associada ao novo coronavírus

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

A Secretaria de Saúde notificou, em 2020, 80 casos suspeitos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). Desse total, 67 são residentes do Distrito Federal e 45 pacientes tiveram a confirmação, sendo que um deles evolui para óbito.

A doença tem acometido crianças e adolescentes e está possivelmente associada ao novo coronavírus e os primeiros casos registrados no DF foram em abril do ano passado.

[Numeralha titulo_grande=”” texto=”A maioria dos casos ocorreu entre a faixa etária de 5 a 9 anos, com 14 confirmações” esquerda_direita_centro=”direita”]

O paciente que veio a falecer foi um adolescente de 17 anos. O boletim divulgado nesta sexta-feira (12) traz os dados do ano passado e aponta que, dos casos confirmados, 38 tiveram resultado laboratorial positivo para covid-19. Foi observado ainda que 27 pacientes precisaram de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A maioria dos casos ocorreu entre a faixa etária de 5 a 9 anos, com 14 confirmações. Posteriormente, com 13 casos, são pacientes com 10 a 14 anos. Doze casos ocorreram em crianças de 1 a 4 anos, cinco casos em menores de 1 ano e um caso na faixa etária de 15 a 19 anos.

A médica e responsável pela área técnica das Doenças Exantemáticas da Secretaria de Saúde, Marília Higino, esclarece que, “a partir dos primeiros casos registrados no Brasil, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde emitiu a todos os hospitais públicos e privados uma Nota Técnica informando sobre a notificação obrigatória de casos suspeitos dessa nova síndrome”.

Higino ressalta ainda que, como uma das principais características da doença é a febre alta e persistente por 3 dias ou mais associada a outros sintomas, é comum que esses pacientes necessitem de internação”.

Notificação compulsória

Em julho de 2020 o Distrito Federal iniciou a notificação obrigatória dos casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). As notificações são feitas pelas unidades de saúde públicas e privadas para a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), que monitora os pacientes e confirma os casos. A doença tem acometido crianças e adolescentes e está possivelmente associada ao novo coronavírus e os primeiros casos registrados no DF foram em abril.

Após ser diagnosticada com o novo coronavírus ou ter tido contato próximo com algum caso confirmado da Covid-19, a criança ou adolescente manifesta uma resposta inflamatória sistêmica significativa, como febre alta, manchas pelo corpo e outros sinais e sintomas como: pressão baixa, conjuntivite, sinais de inflamação oral, nas mãos ou pés, sintomas gastrointestinais agudos (diarreia, vômito ou dor abdominal), comprometimento de múltiplos órgãos e alteração dos marcadores inflamatórios.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Casos em 2021

Em relação aos casos registrados em 2021, até o momento foram três confirmações de SIM-P. Dois casos em crianças entre 5 a 9 anos e uma confirmação de paciente na faixa etária entre 10 a 14 anos.  Não houve registro de óbito.

“Por se tratar de uma infecção recente, dada a magnitude da infecção pelo SARS-CoV-2, é muito importante o diagnóstico precoce, bem como a notificação oportuna e o monitoramento dos casos”, destaca a médica. Ela adverte também que “a atualização dos casos, com coleta e revisão sistemática dos dados é importante para caracterizar essa síndrome e subsidiar ações de políticas públicas e controle da doença”.

*Com informações da Secretaria de Saúde