15/03/2021 às 08:59, atualizado em 15/03/2021 às 13:28

Entrevista de emprego é momento crucial na busca por trabalho

Currículo, pontualidade, vestuário e comportamento pesam na hora do contato com o empregador para a seleção de vagas

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

Candidatos precisam ser preparar para para preencher postos disponíveis em tempo de alta taxa de desemprego | Foto: Divulgação/ Secretaria do Trabalho

O mundo convive com a pandemia do coronavírus há um ano, e também com todas as consequências causadas por ela. Uma delas foi o desemprego, que infelizmente atingiu diversas pessoas no Distrito Federal. De acordo com a Pesquisa Emprego e Desemprego no DF, produzida pela Companhia de Planejamento (Codeplan), a taxa de desemprego total foi de 18,1% em janeiro.

[Numeralha titulo_grande=”3.176″ texto=”Total de vagas captadas pelas agências do trabalhador em 2021″ esquerda_direita_centro=”direita”]

Nos dois primeiros meses de 2021, as Agências do Trabalhador captaram 3.176 vagas de emprego, para as quais foram encaminhadas 5.727 candidatos. No entanto, segundo a Secretaria de Trabalho, o número de pessoas colocadas para estas oportunidades foi baixo, mostrando que há uma necessidade de saber como se colocar ou se recolocar no mercado de trabalho.

Pensando nisso, a Agência Brasília traz para você dicas de como se preparar bem para uma entrevista de emprego, momento crucial na busca por trabalho. O analista de políticas públicas e gestão governamental da Secretaria de Trabalho, Marcos Barbosa, explica qual a melhor maneira de preparar seu currículo, como se portar durante a entrevista, entre outras estratégias.

[Olho texto=”O currículo tem que ser personalizado para cada vaga de emprego” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Confira as dicas logo abaixo.

Elaborando o currículo

A primeira coisa a se fazer é melhorar o currículo com qualificação, portanto é importante fazer cursos dentro da área, pois um currículo fraco gera dificuldade na hora de buscar emprego. Segunda coisa: currículo não é panfleto. É um erro escrever um modelo, tirar cópias e sair distribuindo nas empresas. O currículo tem que ser personalizado para cada vaga de emprego. Além disso, trazer um pequeno histórico da empresa, saber qual a sua missão, é um grande diferencial. Para o recrutador, isso mostra que a pessoa se deu ao trabalho de conhecer a empresa, e já define que é um candidato diferenciado.

Horário combinado

É importante chegar com antecedência à entrevista de emprego, pelo menos 30 minutos antes. Assim, a pessoa já vai conhecendo o ambiente, se climatizando, conhecendo como funciona a empresa e, principalmente, diminuindo um pouco do stress que esses momentos podem gerar.

Vestuário adequado

Para saber qual roupa vestir é importante que você conheça a empresa. As pessoas sempre pensam em um estilo social, mas existem empresas que não demandam necessariamente esse tipo de roupa. Por isso, é muito importante conhecer o perfil da empresa, o que ela deseja, qual tipo de consumidor ela atende.

Comportamento ideal

Vá com a certeza de que o emprego é seu. Demonstre confiança, que você deseja o emprego, porém sem deixar transparecer que está precisando. Seja verdadeiro sobre aquilo que você tem e conhece. Se for indagado sobre algo que não conhece, diga que não sabe. Muitos instrutores também perguntam sobre um defeito e uma virtude. O que ele quer nesse momento é saber se a pessoa reconhece que tem defeitos e se está trabalhando para corrigi-los. Sempre é bom lembrar que o recrutador não está ali para te descartar da vaga, ele está ali para te auxiliar.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Depois da entrevista

Siga as instruções do pós-entrevista. Lembre se disserem se vão ligar, se é para comparecer tal dia na empresa, checar o e-mail. Entrar em contato com o recrutador e perguntar, de forma educada, onde foi que errou na entrevista para que não seja cometida a falha novamente. Pegar o feedback é muito importante, assim como se colocar à disposição para uma nova entrevista. Isso demonstra personalidade e maturidade suficiente para aceitar uma negativa e se auto corrigir.