17/03/2021 às 09:54, atualizado em 18/03/2021 às 08:15

Renovados estoques de equipamentos de proteção pessoal

Consumo de máscaras e luvas cresceu com o aumento de pacientes com covid-19. Nesta quarta-feira (17), chegam milhares de luvas para repor produtos

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

Armazenamento no Iges-DF está sendo reposto frequentemente em razão do aumento de internações por covid-19 | Foto: Davidyson Damasceno/Ascom Iges-DF

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) continua renovando os estoques de equipamentos de proteção individual (EPIs) usados pelos profissionais de saúde que estão na linha de frente contra o coronavírus.

[Numeralha titulo_grande=”228.681″ texto=”Total disponível de equipamentos de proteção individual” esquerda_direita_centro=”direita”]

Nesta quarta-feira (17), está prevista a chegada de 44 mil pares de luvas tamanho G, que serão fornecidos aos profissionais das oito unidades do instituto — o Hospital de Base (HB), o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e as seis unidades de pronto atendimento (UPAs). Com o novo carregamento de luvas, o estoque total do Iges chegará a 272.681 itens.

Reposição frequente

Até nessa terça-feira (16), estavam nos estoques da Central de Armazenamento e das unidades de saúde do Iges o total de 228.681 EPIs. São máscaras, luvas, aventais, gorros, álcool 70% e outros materiais usados diariamente pelos trabalhadores. Com o aumento do número de pacientes atendidos, cresceu também o uso desses equipamentos. Por isso, é preciso que sejam repostos frequentemente para que não haja desabastecimento.

[Olho texto=”Outra estratégia para não faltar produtos é remanejar os equipamentos e atender as unidades que mais precisam” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Estamos trabalhando para que seja constante a reposição desses EPIs, essenciais para garantir a segurança dos nossos colaboradores”, afirmou Thiago Teixeira, superintendente adjunto de Insumos e Logística do Iges.

Teixeira adiantou que outra estratégia para não faltar produtos é remanejar os equipamentos e atender as unidades que mais precisam. Assim, quando em determinada UPA cai o estoque de luvas, por exemplo, o material é transferido de outras unidades onde há mais disponibilidade do produto. Assim, evita-se que o atendimento seja comprometido, conforme o superintendente adjunto.

Detalhamento do estoque

O balanço da Superintendência de Insumos e Logística (Silog) demonstra que o Iges tem, em seus estoques, 48.493 máscaras cirúrgicas descartáveis; 41.715 máscaras de proteção respiratória PFF2; e 10,9 mil luvas de procedimento não estéril de látex.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A lista de itens também inclui:• 8.548 unidades de álcool gel 70% frasco
• 27.617 unidades de 1 litro de álcool 70%
• 8.770 acessórios de proteção facial descartável
• 85 aventais de procedimento não estéril
• 9.403 capotes laminados impermeáveis
• 2 mil gorros descartáveis de 30g
• 859 óculos de biossegurança
• 66.060 turbantes cirúrgicos de 30g
• 4.231 unidades de macacões protetores para quimioterapia

*Com informações do Iges-DF