18/03/2021 às 16:24, atualizado em 18/03/2021 às 16:29

Audiência pública vai debater sobre a Avenida das Cidades

Orçado em R$ 2,9 bilhões, projeto vai gerar até 10 mil empregos; encontro sobre o tema será transmitido ao vivo no canal da Semob no YouTube

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Nova via trará benefícios a todas as regiões ao longo de seu percurso | Arte: Divulgação/Semob

[Numeralha titulo_grande=”26 km ” texto=”Extensão da Avenida das Cidades, que ligará o Plano Piloto a Samambaia, Taguatinga, Arniqueira, Park Way, Guará e Águas Claras” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os interessados em contribuir para o aprimoramento do projeto de construção da Avenida das Cidades terão oportunidade de conhecer e debater o empreendimento em audiência pública. O encontro será realizado nesta segunda-feira (22), às 10h, no auditório do DER, com previsão de duas horas de duração. Além da reunião presencial, a audiência será transmitida em tempo real pela internet, com recebimento de contribuições por WhatsApp durante o debate.

De acordo com o projeto, a Avenida das Cidades terá 26 quilômetros de extensão. Será uma nova via de ligação entre o Plano Piloto e as regiões administrativas (RAs) do Guará, Arniqueira, Águas Claras, Park Way, Samambaia e Taguatinga. Em consulta pública desde 19 de fevereiro, quando a Semob passou a receber contribuições da sociedade, o empreendimento, mesmo depois da audiência pública, prossegue na mesma condição até o dia 31 deste mês.

O complexo urbanístico vai contribuir para a criação de novos centros de negócios, lazer e habitação na região. Com um custo estimado em R$ 2,9 bilhões e capacidade para gerar 100 mil empregos, a obra será executada por meio de Parceria Público-Privada (PPP).

O projeto da Avenida das Cidades (antiga Via Transbrasília) vai melhorar a infraestrutura de transporte e mobilidade urbana, ampliando a oferta de serviços públicos ao longo da via. Além da integração e conexão com o sistema viário existente, a obra contemplará grandes áreas verdes, ciclovias, pontes e viadutos.

Além disso, há previsão de construção de empreendimentos imobiliários ao longo da via. A expectativa é que a região vivencie o desenvolvimento socioeconômico sustentável, com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Como participar

Desde 19 de fevereiro, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) está recebendo as contribuições para o aprimoramento dos estudos de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica, bem como das minutas de edital e contrato da obra. Os interessados podem continuar enviando sugestões até o dia 31 deste mês.

Na audiência pública, que será presencial, a Semob apresentará o projeto e ouvirá as sugestões dos participantes que se inscreverem no local ou enviarem mensagens via WhatsApp. A participação do público se dará de acordo com o protocolo de combate ao coronavírus, com uso obrigatório de máscaras de proteção facial, distanciamento seguro entre os assentos e aferição de temperatura.

A entrada na sessão, que terá 16 vagas, será por ordem de chegada. O endereço eletrônico de transmissão da audiência para a interação popular será divulgado no dia do evento, na página da Semob.

Audiência pública: projeto Avenida das Cidades

  • Dia 22 (segunda), às 10h, no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER): Edifício Sede do DER-DF, SAM – Bloco C – Setor Complementares, Brasília-DF.
  • Vagas: 16 assentos reservados para quem for acompanhar presencialmente (o acesso será por ordem de chegada).
  • Transmissão: canal da Semob no YouTube.
  • Participação on-line: WhatsApp (61) 99233-2726, mediante identificação.
  • Contribuições por escrito: consulta.avenidadascidades@semob.df.gov.br.

*Com informações da Semob