20/03/2021 às 15:16, atualizado em 20/03/2021 às 17:21

Mais Equipamentos de Proteção Individual na rede de saúde

Aventais e luvas foram adquiridos de forma emergencial para suprir a necessidade de reposição imediata nos estoques de alguns hospitais

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Na última sexta-feira (19) foram recebidos e distribuídos 77 mil aventais (capotes), 367.300 luvas de procedimentos e 18.360 luvas de cirúrgicas | Foto: Breno Esaki / Agência Saúde

A Secretaria de Saúde adquiriu, de forma emergencial, aventais, luvas e demais Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para o enfrentamento à pandemia de covid-19 na capital.

A distribuição aos hospitais já foi iniciada, mas a pasta ainda aguarda a entrega de novos itens para os próximos dias.

Nesta sexta-feira (19), foram recebidos e distribuídos 77 mil aventais (capotes), 367.300 luvas de procedimentos e 18.360 luvas de cirúrgicas.

Embora o DF não tenha enfrentado um desabastecimento de EPIs a pasta se antecipou na aquisição de um novo lote de itens.

[Olho texto=”O DF ainda aguarda o recebimento de 250 mil aventais e 1 milhão de luvas para os próximos dias” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Em função de uma necessidade de reposição imediata em algumas unidades, a entrega foi fracionada. O DF ainda aguarda o recebimento de 250 mil aventais e 1 milhão de luvas para os próximos dias, referentes à mesma compra.

O subsecretario de Logística em Saúde (Sulog), Artur Siqueira, reforça que a pasta tem desprendido todos os esforços para garantir o abastecimento de toda a rede. 

“Estamos trabalhando duro para minimizar todas as interferências do mercado nacional e mundial para não sofrermos com falta de insumos para o melhor trabalho dos nossos servidores e garantir a melhor assistência para a população do DF”, afirma.

A equipe da Sulog, juntamente com subsecretário, diretores, gerentes e assessores, trabalharam até as 23 horas desta sexta-feira em uma operação de distribuição dos insumos para todos os hospitais da Rede de Saúde.

Oxigênio hospitalar

Em função da nova alta de casos de Covid-19 e, consequentemente, de um aumento na taxa de internação, nota-se uma preocupação com o abastecimento de oxigênio hospitalar. Contudo, a Secretaria de Saúde reforça a informação de que trabalha com abastecimento feito diretamente pela empresa contratada para prestar o serviço – ou seja – por metro cúbico de oxigênio consumido, o que afasta em grande escala a possibilidade de desabastecimento ou colapso.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O oxigênio líquido é fornecido para os hospitais e canalizado até o leito de UTI ou de enfermaria.

A quantidade de oxigênio contratado é suficiente para atender os níveis atuais e a projeção de aberturas de novos leitos informados pela área assistencial.

Para evitar qualquer desabastecimento da rede de saúde e dar maior segurança ao atendimento, também foi realizado um aditivo contratual no percentual máximo permitido por lei.

* Com informações da Secretaria de Saúde