23/03/2021 às 20:28

Codhab entrega mais uma casa reconstruída pelo Melhorias Habitacionais

Programa assegura assistência técnica para reforma de habitação a famílias em vulnerabilidade social

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Dinalva, com o filho Enzo: “Agora estou muito feliz e quero aproveitar minha nova casa. É um sentimento único”| Fotos: Divulgação/Codhab

Nesta terça (23), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) completou mais uma obra realizada pelo subprograma Melhorias Habitacionais – Eixo Reconstrução. Dessa vez, a casa de madeirite da dona Dinalva Ferreira, 39 anos, moradora da Cidade Estrutural, se tornou um verdadeiro lar para ela e o filho Enzo, de 8 anos.

[Olho texto=”“Essa relação entre o Estado e o beneficiário da política habitacional carrega uma sensibilidade única, que envolve equipe multidisciplinar, desde a assistente social, engenheiros, arquitetos, construtores, até a diretoria da companhia”” assinatura=”Wellington Luiz, presidente da Codhab” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Por cerca de dez anos, a precariedade da antiga moradia apresentava incontáveis riscos. Insalubre, o banheiro ficava na área externa; a chuva forte alagava todos os cômodos, gerando umidade e mofo, e não havia instalação de rede elétrica adequada, o que aumentava as chances de incêndio.

Após a intervenção da Codhab, que investiu cerca de R$ 50 mil na obra, a casa foi totalmente reconstruída. “Eu convivia com muitos insetos e ratos, chegava em casa e minhas coisas estavam embaixo d’água. Agora estou muito feliz e quero aproveitar minha nova casa. É um sentimento único”, comemora Dinalva.

Por se tratar de um processo participativo que estreita a relação entre Estado e população, a moradora também uniu esforços para contribuir com o avanço da obra. O projeto de arquitetura e engenharia foi doado por meio de uma parceria com instituições de ensino superior e profissionais voluntários, sem custo.

“O novo eixo do subprograma [Reconstrução] criado pelo presidente [da Codhab] Wellington e pelo governador Ibaneis tem como objetivo combater a precariedade habitacional, ou seja, quando uma casa é construída sem estrutura ou com materiais inadequados. Isso traz uma satisfação enorme para toda a equipe. É um retorno para a sociedade prover melhores condições de habitação e levar o direito à moradia para quem precisa de fato”, explica a coordenadora do Programa de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social da Codhab, Sandra Marinho.

O projeto de arquitetura e engenharia foi doado por meio de uma parceria com instituições de ensino superior e profissionais voluntários

O trabalho também é pautado pela compaixão e pela empatia com quem mais precisa desses serviços. “Essa relação entre o Estado e o beneficiário da política habitacional carrega uma sensibilidade única, que envolve equipe multidisciplinar, desde a assistente social, engenheiros, arquitetos, construtores, até a diretoria da companhia”, finaliza o presidente da Codhab, Wellington Luiz.

Conheça o programa

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Melhorias Habitacionais é um subprograma vinculado ao Eixo Projeto na Medida, com base na Lei Federal n° 11.888/2008, que assegura assistência técnica pública para reforma de habitação a famílias em vulnerabilidade social, sempre em áreas de interesse social regularizadas ou passíveis de regularização.

As obras dependem de disponibilidade orçamentária e são executadas por empresas credenciadas pela Codhab.

*Com informações da Codhab