23/03/2021 às 18:10

Corra, últimos dias do I Fórum do Artesanato do DF!

Reta final aborda maneiras de alavancar o segmento, com painéis que integram a Semana do Artesão, série de intervenções virtuais feitas pela Setur

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/Setur-DF

O evento é transmitido pelo canal no YouTube da Secretaria de Turismo. O DF ocupa o quinto lugar no ranking nacional de artesãos, com cerca de 11 mil profissionais registrados | Foto: Divulgação/Setur

Ofício milenar capaz de transformar matérias-primas em verdadeiras obras de arte, o artesanato fomenta a economia criativa, revela a identidade cultural de um lugar e proporciona autonomia financeira a milhares de famílias no Distrito Federal.

Para orientar artesãos sobre maneiras de impulsionar vendas e como se posicionar no mercado, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) promove, até esta sexta-feira (26), o I Fórum do Artesanato do DF.

O evento ocorre em formato virtual, seguindo protocolos de segurança de prevenção à covid-19, e é transmitido em tempo real no canal de Youtube da secretaria, sempre a partir das 10h. Iniciados na última sexta-feira (19), os painéis integram a Semana do Artesão, com programação especial voltada à valorização do setor.

Nesta quarta-feira (24), o painel Previdência Social do Artesão e Microcrédito contará com representantes do Ministério da Economia e do Banco de Brasília (BRB). Na quinta-feira (25), especialista do Mercado Livre, considerada a maior comunidade de compra e venda on-line da América Latina, dará dicas e orientações sobre como o uso das mídias sociais pode estimular a comercialização de produtos artesanais.

[Olho texto=”“Desde o primeiro momento, o ponto de partida do nosso governo foi proporcionar a formalização desses profissionais e, assim, fortalecer as condições de ampliação de renda e recolocação no mercado”” assinatura=”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo” esquerda_direita_centro=”direita”]

Promover capacitação e ampliar o leque de oportunidades ao empreendedor artesão são pilares de uma política pública capaz de movimentar a cadeia produtiva local. Atualmente, o DF ocupa o quinto lugar no ranking nacional de artesãos, com cerca de 11 mil profissionais registrados.

“Desde o primeiro momento, o ponto de partida do nosso governo foi proporcionar a formalização desses profissionais e, assim, fortalecer as condições de ampliação de renda e recolocação no mercado. Entre 2019 e 2020, conseguimos emitir 1.466 novas carteiras de artesão e renovamos outros 725 cadastros”, ressalta a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

Mercado

A ampliação de um nicho de mercado inevitavelmente perpassa por mais condições de acesso a créditos. No artesanato não é diferente. Pensando nisso, o BRB oferece, por meio do programa Acreditar Microcrédito, uma linha voltada aos pequenos empreendedores, pessoas físicas ou jurídicas. O artesão pode ser contemplado pelo programa que, além de crédito para aquisição de ferramentas e equipamentos, também oferece orientação financeira.

O prazo de pagamento é de até 24 meses, com taxas a partir de 1,85%. O empreendedor é isento de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e tem liberações progressivas, podendo chegar a até R$ 15 mil. Todos os detalhes serão explicados no painel do dia 24.

Para o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, o banco cumpre seu papel de instituição pública ao trabalhar pelo estímulo da economia do DF. “A disponibilização de linhas de créditos voltadas aos pequenos empreendedores reforça o compromisso do BRB em atuar pelo protagonismo do desenvolvimento econômico, social e humano do DF. Reconhecemos o trabalho dos artesãos para a economia, cultura e turismo de Brasília e do Brasil”, afirma.

Foto: Divulgação/Setur

São vários os produtos criados e que estarão à disposição no Catálogo do Artesanato de Brasília | Foto: Divulgação/Setur

Catálogo do Artesanato de Brasília

Uma entrega especial marcará o encerramento da Semana do Artesão. Na sexta-feira (26), às 17h, será lançado o Catálogo do Artesanato de Brasília, acervo virtual que reunirá obras de 35 profissionais selecionados por meio de chamamento público da Setur-DF.

A coletânea, que estará disponível em versão eletrônica no site da pasta, tem o intuito de promover o setor e será distribuída a lojistas, embaixadas, setor hoteleiro e formadores de opinião da capital do país.

“A Setur reuniu verdadeiras preciosidades para estampar a publicação que será uma vitrine do artesanato do Distrito Federal para o Brasil e o mundo. Tudo organizado com muito carinho para um segmento que tanto contribui para geração de emprego e renda. Um reconhecimento da importância dos artesãos para a economia criativa e o empreendedorismo social do DF”, enfatiza Vanessa Mendonça.

O catálogo é considerado pelo presidente da Federação das Associações de Artesanato do DF, Herbert Amorim, mais uma iniciativa de valorização oferecida pelo Governo do Distrito Federal (GDF). “A partir do momento em que o artesanato é inserido em plataformas virtuais, o segmento é beneficiado com aumento de vendas e de geração de renda”, frisa Amorim.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Programação do I Fórum do Artesanato do Distrito Federal:

Quarta-feira (24)

Painel – Previdência Social do Artesão e Micro Crédito

10h: palestra: Direito e Deveres do Artesão na Previdência Social

– representante da Receita Federal, órgão vinculado ao Ministério da Economia

11h: palestra: Microcrédito para o Artesão

– Fabiane Otávia dos Santos, gerente de Área de Microcrédito do Banco de Brasília (BRB)

12h: Vídeo com depoimento da artesã Eliana Teixeira

Quinta-feira (25)

Painel – Mídias Sociais

11h: palestra: A importância das Mídias Sociais na comercialização do artesanato

– Representante da empresa Mercado Livre

Sexta-feira (26)

17h: Lançamento do Catálogo do Artesanato de Brasília

*Com informações da Secretaria de Turismo