24/03/2021 às 19:15, atualizado em 24/03/2021 às 20:27

Administrações regionais recebem novos equipamentos

Agora, todas as 33 regiões do DF contam com rolos compactadores de asfalto; GDF investiu R$ 8,1 milhões na aquisição

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Os compactadores de asfalto são equipamentos vitais para a execução das operações tapa-buracos, que levam mais segurança e estabilidade para as ruas e avenidas do DF| Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A política pública de manutenção urbana no DF ganhou importantes reforços. Na manhã desta quarta-feira (24), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) entregou cinco rolos compactadores de asfalto e 17 reboques tipo carreta prancha para 17 administrações regionais. No total, foram adquiridas 35 unidades dos dois tipos de equipamento, fruto de um investimento de R$ 8,1 milhões do GDF.

[Olho texto=”“Estamos dando autonomia para as administrações regionais cumprirem o seu papel de fazer a linha de frente nas operações tapa-buracos, dando mais qualidade de vida para a população”” assinatura=”Fernando Leite, presidente da Novacap” esquerda_direita_centro=”direita”]

Alguns equipamentos já haviam sido entregues para outras administrações regionais. Com isso, agora, cada região administrativa conta com um compactador de asfalto, equipamento vital para executar as operações tapa-buracos e levar mais segurança e estabilidade para as ruas e avenidas do DF. O reboque também é indispensável para os serviços, sendo a maneira mais rápida de transportar o rolo compactador.

O presidente da Novacap, Fernando Leite, participou da cerimônia de entrega e comentou o impacto que os equipamentos terão nos cuidados e na manutenção das cidades. “Estamos dando autonomia para as administrações regionais cumprirem o seu papel de fazer a linha de frente nas operações tapa-buracos, dando mais qualidade de vida para a população”, avalia. “Tendo os instrumentos, os atendimentos às demandas emergenciais, que tanto preocupam e incomodam, podem ser feitos de maneira eficiente”, garantiu.

[Olho texto=”“Nós brigamos muito, mas é com a intenção de trabalhar, porque esse é um governo que realmente faz com que as coisas aconteçam”” assinatura=”Valmir Lemos, secretário executivo das Cidades” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Já o secretário executivo das Cidades, Valmir Lemos, destacou que a entrega dos rolos compactadores e dos reboques só foi possível por meio da união de esforços entre as pastas do GDF: “Quero agradecer à Novacap pelos investimentos que estão sendo feitos, além da Secretaria de Economia, que liberou os recursos para que pudéssemos fazer as licitações. Nós brigamos muito, mas é com a intenção de trabalhar, porque esse é um governo que realmente faz com que as coisas aconteçam”.

Sérgio Damasceno, administrador do Paranoá: ansioso para colocar as os novos equipamentos nas ruas | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

E quem recebeu o maquinário mal vê a hora de colocá-lo para funcionar nas ruas. “Há mais de 10 anos que não tínhamos máquinas desse tipo. Vamos conseguir otimizar o nosso serviço com os rolos compactadores e os reboques vão nos ajudar a levar as máquinas até as áreas rurais mais distantes”, explica o administrador regional do Paranoá, Sérgio Damasceno.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além dos representantes das regiões administrativas, também participaram da cerimônia alguns coordenadores do GDF Presente, programa que trabalha em parceria com as administrações regionais nas ações de manutenção* urbana por todo o Distrito Federal. Para auxiliar nas operações tapa-buracos, a Novacap também fornece massa asfáltica produzida por sua usina para todas as regiões.