26/03/2021 às 08:26, atualizado em 29/03/2021 às 13:02

Brasília sobe sete posições no ranking nacional do saneamento básico

No indicador de atendimento total de água, o índice obtido foi de 99%. Os números mostram que 89,48% dos habitantes do DF têm coleta de esgoto

Por Agência Brasília*I Edição: Carolina Jardon

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) é responsável pelo abastecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto no DF|Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, Brasília ganhou mais um motivo para celebrar: a capital passou da 27ª para a 20ª posição no Ranking do Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil esta semana. O Ranking 2021 considera os 100 maiores municípios brasileiros, utilizando a estimativa populacional do IBGE de 2019.

Foram analisados 12 indicadores e a nota final é o resultado da média aritmética ponderada deles. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) é responsável pelo abastecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto no DF.

Brasília ocupa posição de destaque nos principais indicadores de saneamento das capitais. No indicador de atendimento total de água, o índice obtido foi de 99%. Já o indicador de atendimento total de esgoto mostra que 89,48% dos habitantes do DF têm coleta de esgoto.

Quando o índice analisado é a porcentagem do esgoto tratado por água consumida, Brasília alcança 82,28%. A superintendente de Planejamento e Modernização Empresarial da Caesb, Luiza Brasil, explica que o SNIS considera uma metodologia diferente ao calcular o tratamento de esgotos e que o índice utilizado pelo Trata Brasil compara o volume de água consumido, subtraído do volume de água tratado exportado, com o volume total de esgotos tratados. “Quando comparamos o volume de esgoto coletado e tratado, o índice atingido pela Caesb chega a 100%”, comemora Luiza.

Com relação ao índice de perdas, houve uma redução de 34,49%, em 2018, para 32,10%, em 2019. O gerente de Gestão de Perdas da Caesb, Elton Gonçalves, explica que houve adequação no cálculo desse indicador, seguindo o que já vem sendo praticado por outras companhias de saneamento. “Em linha com os indicadores de perdas do SNIS e da International Water Association (IWA), que consideram que volumes fornecidos para áreas carentes devem ser contabilizados como autorizados não faturados, a Caesb adequou a contabilização do ‘Consumo Autorizado Não Faturado’. Neste sentido, a empresa deixou de atuar na realização de cortes em áreas que estão em processo de regularização, passando a considerar esses consumos como autorizados não-faturados e não mais como perdas”, esclarece Elton.

[Olho texto=”Segundo a Caesb, os investimentos foram na ordem de R$ 1,26 bilhão e nos últimos cinco anos tiveram como foco o aumento da disponibilidade de água para o atendimento à população” assinatura=”” esquerda_direita_centro=””]

O diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges, explica que a universalização dos serviços de água e de esgotos é meta prioritária para a Caesb. Segundo ele, os investimentos na ordem de R$ 1,26 bilhão nos últimos cinco anos tiveram como foco o aumento da disponibilidade de água para o atendimento à população.

“Construímos as Estações de Tratamento de Água (ETAs) do Lago Norte e do Gama, com tecnologias de ultrafiltração. Juntas, elas proporcionaram 1.020 L/s de acréscimo na produção. O sistema Corumbá, prestes a ser inaugurado, permitirá o aumento de mais 1.400 L/s”, afirma o diretor. Ele cita, ainda, que, com relação ao esgotamento sanitário, a Companhia está investindo em áreas que não possuíam sistemas coletores de esgotos, como Sobradinho II, Sol Nascente, Park Way, entre outras áreas. “O planejamento e a consequente execução dos projetos acima citados colocam a Caesb em uma posição de destaque no cenário nacional”, comemora Carlos Eduardo.

Ranking do Saneamento

O Ranking do Saneamento é uma publicação feita desde 2007 e considera informações fornecidas pelas operadoras de saneamento presentes nos municípios brasileiros. Os dados são retirados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que é a fonte mais completa sobre o setor de saneamento no Brasil.

O sistema reúne informações de prestadores estaduais, regionais e municipais de serviços de acesso à água, coleta e tratamento de esgoto, além de resíduos sólidos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As informações compiladas pelo SNIS possuem cerca de um ano de defasagem, de modo que os dados utilizados no Ranking deste ano são referentes a 2019. São analisadas diferentes dimensões do setor de saneamento, entre elas: população atendida, fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, investimentos em saneamento e perdas de água no sistema.

O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) formado por empresas com interesse em saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Confira o relatório completo: http://www.tratabrasil.com.br/estudos/estudos-itb/itb/novo-ranking-do-saneamento-2021

*Com informações da Caesb