26/03/2021 às 13:03

Ceilândia faz aniversário e ganha 57 abrigos de ônibus

Outras regiões também serão beneficiadas, totalizando 168 novas estruturas de imediato; quinze empregos foram gerados na construção

Por Agência Brasília*I Edição: Carolina Jardon

As paradas de concreto possuem estrutura que inclui acessibilidade para pessoas com deficiência (rampas de acesso e piso tátil), além de calçada nova e meio-fio. Quinze empregos foram gerados na construção dos pontos | Foto: Semob

Dando continuidade aos projetos de melhoria na mobilidade urbana do Distrito Federal, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) implantará, neste ano, 57 novos abrigos para passageiros de ônibus em Ceilândia.

As obras já começaram a serem feitas e três estruturas foram instaladas na avenida P3 do Setor P Sul, sendo uma na E/QNP 8/12, bloco C, uma na E/QNP 12/16, bloco G, e outra na E/QNP 16/20, bloco C.

As paradas de concreto possuem estrutura que inclui acessibilidade para pessoas com deficiência (rampas de acesso e piso tátil), além de calçada nova e meio-fio. Quinze empregos foram gerados na construção dos pontos.

De acordo com o Subsecretário de Terminais da Semob, Ronivaldo Bento Costa, a escolha dos locais para implantação dos novos abrigos foi feita com base em estudos técnicos de campo e em pedidos dos usuários recebidos por meio da ouvidoria. “Nosso objetivo é contemplar todas as regiões administrativas do DF”, explica Ronivaldo.

Mais obras em andamento

Outras duas regiões também receberam abrigos para passageiros esse ano. O Itapoã ganhou uma estrutura na quadra 367, em frente ao Condomínio Del Lago II. Já no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (Saan) foram instalados dois abrigos na Avenida Contorno, entre as quadras 1 e 2 e implantadas 11 novas placas de pontos de parada, para melhor orientar passageiros e motoristas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A Semob já possui programação para instalação e substituição de mais 108 abrigos para passageiros e as próximas cidades beneficiadas serão: Samambaia, Riacho Fundo I, Vicente Pires, Paranoá, Planaltina, Sobradinho I, Sobradinho II, Estrutural, Cruzeiro e Taguatinga. O valor total investido para a implantação das 168 estruturas é R$ 2.497.340,92.

Conforto para o passageiro

Em 2020, 116 novos abrigos para passageiros de ônibus foram instalados em 17 regiões administrativas. Para 2021, 168 já estão autorizados e com obras iniciadas, do total de um contrato que prevê a implantação de 425 novos abrigos, a reforma de 650 e substituição de 100. A viabilização das obras acontece de acordo com a disposição orçamentária.

* Com informações da Semob