27/03/2021 às 12:14, atualizado em 29/03/2021 às 13:00

Pista para caminhar no Núcleo Rural Jardim II do Paranoá

O espaço exclusivo para pedestre foi construído paralelamente à pista de 1,5 km de asfalto, também executada pelo DER em 2020

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Caminhadas seguras para os cerca de mil moradores do Núcleo Rural Jardim II, no Paranoá | Foto: Divulgação/DER-DF

A comunidade do Núcleo Rural Jardim II, na VC-461 no Paranoá, recebeu mais uma melhoria viária realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).

O órgão concluiu e liberou para a população, de aproximadamente mil moradores, uma pista de caminhada com extensão de 1 km. O espaço exclusivo para pedestre foi construído paralelamente à pista de 1,5 km de asfalto, também executada pelo DER em setembro de 2020.

A obra realizada por administração direta, com maquinário e mão de obra do órgão teve início na última quinzena de janeiro e contou com a força de trabalho de 20 operários que realizaram a implantação de asfalto fresado.

[Olho texto=”“Agora vou poder fazer minhas caminhadas no local apropriado para isso, e não na pista. Antes eu caminhava na via mesmo, mas dá medo, né?” assinatura=”Abadia Santana, dona de casa” esquerda_direita_centro=”direita”]

Uma das beneficiadas com a conclusão do serviço é a dona de casa Abadia Santana, de 63 anos. Segundo ela, as caminhadas matinais serão mais constantes com a pavimentação do local, que garante mais segurança.

“Agora vou poder fazer minhas caminhadas no local apropriado para isso, e não na pista. Antes eu caminhava na via mesmo, mas dá medo, né? Agora vai ser tranquilo”, concluiu satisfeita.

Para o chefe do 4º Distrito Rodoviário, Cyrino Flavio Ferreira, a pista de caminhada vai proporcionar mais conforto e segurança para os moradores da região.

“Esta obra vai permitir que a comunidade aqui do Jardim II possa praticar atividade física e assim cuidar da saúde de forma confortável e segura”, finalizou.

[Olho texto=”“Essas obras são muito importantes para a comunidade do Jardim Rural II porque além de proporcionar conforto aos moradores locais, preserva o meio ambiente da região”” assinatura=”Fauzi Nacfur Júnior, diretor-geral do DER” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Melhorias na região

Em setembro de 2020 o DER-DF entregou à população do Núcleo Rural Jardim II a pavimentação asfáltica de 1,5 km de extensão. A obra passou pelas etapas terraplenagem, base e sub-base, pavimentação, e por fim, recebeu sinalização horizontal e vertical.

O trabalho foi realizado com o objetivo de dar mais segurança e conforto às crianças que vão à escola Núcleo Rural Jardim II e aos moradores dos arredores do colégio. Por ali os estudantes enfrentavam lama na época da chuva e muita poeira no tempo seco.

Responsabilidade ambiental

Ao longo do trajeto foram plantados 6.200 metros quadrados de grama e trezentas mudas de ipê que protegerão as margens da via de uma possível erosão e vão revestir as valas do sistema de drenagem.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Essas obras são muito importantes para a comunidade do Jardim Rural II porque além de proporcionar conforto aos moradores locais, preserva o meio ambiente da região”, concluiu o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Junior.

*Com informações do DER-DF