28/03/2021 às 20:43, atualizado em 05/05/2021 às 17:57

Em 3 dias, quase 41,6 mil pessoas vacinadas contra a covid

Imunização incluiu, na última sexta-feira (26), idosos com 67 e 68 anos e profissionais de saúde de diversas categorias

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

O DF já vacinou 278.830 pessoas com a primeira dose e, de acordo com o secretário de Saúde Osnei Okumoto, tem capacidade de avançar ainda mais | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

O final de semana foi de vacinação no Distrito Federal. Entre sexta-feira (26) e domingo (28), a Secretaria de Saúde vacinou 41.593 pessoas com a primeira dose. Nesses três dias, receberam a segunda dose 4.112 pessoas. A vacina é aplicada em idosos com 67 anos ou mais e profissionais de saúde de diversas categorias desde sexta. Esse foi o segundo final de semana consecutivo em que houve vacinação no sábado e no domingo.

[Olho texto=”O DF é uma das poucas unidades da federação que atualmente oferecem vacina para quem tem 67 anos e tem avançado, reduzindo as faixas etárias na campanha” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Os números comprovam a capacidade do DF em avançar cada vez mais na vacinação, graças a dedicação dos nossos servidores que estão engajados nessa campanha de imunização contra a covid-19″, destaca o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

A campanha de vacinação contra a covid-19 no Distrito Federal já alcançou a marca de 278.830 vacinados com a primeira dose. Desse total, 75.831 já receberam o reforço. Os imunizantes utilizados na capital federal são as vacinas CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac – e Covishield – desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca, e produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz.

[Olho texto=”A região que mais vacinou foi a Central, formada pelo Plano Piloto, Cruzeiro, Varjão, Noroeste, Sudoeste/Octogonal e lagos Sul e Norte.” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O DF é uma das poucas unidades da federação que atualmente oferecem vacina para quem tem 67 anos e tem avançado, reduzindo as faixas etárias na campanha. Isso faz com que a população de outras unidades federativas, como Minas Gerais e Goiás, procurem o DF em busca do imunizante.

Até o momento, a capital do país recebeu 446.410 doses das vacinas CoronaVac e do imunizante de Oxford. A região que mais vacinou foi a Central, formada pelo Plano Piloto, Cruzeiro, Varjão, Noroeste, Sudoeste/Octogonal e lagos Sul e Norte.

Final de semana

No sábado e no domingo, 17 pontos de vacinação na modalidade drive-thru foram abertos das 9h às 17h, em oito Regiões Administrativas, para atender o grupo prioritário.

A vacinação neste final de semana contou com apoio dos laboratórios Sabin e Exame, além da Associação Médica de Brasília (AMBr), dos conselhos regionais de Enfermagem e Odontologia, do Sesc de Ceilândia e do Sindicato dos Enfermeiros.

*Com informações da Secretaria de Saúde