30/03/2021 às 17:30

Prêmio Respostas para o Amanhã abre inscrições

Estudantes do ensino médio de escolas públicas são desafiados a encontrar soluções com ciência e tecnologia para demandas reais

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Arte: Divulgação

[Olho texto=”Iniciativa global, a premiação, este ano, envolve 35 países” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A oitava edição do Prêmio Respostas para o Amanhã está com inscrições abertas até 30 de junho. A proposta busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do ensino médio de escolas públicas, orientados por professores que lecionam disciplinas das áreas de Ciências da Natureza e de Matemática e suas Tecnologias.

O prêmio é uma iniciativa global da área de Cidadania Corporativa da Samsung, que este ano contempla 35 países.  Originalmente, a promoção se chama Solve for Tomorrow. As inscrições devem ser feitas pelos docentes, por meio do website ou aplicativo do prêmio.

Este ano, os participantes serão estimulados a encontrar alternativas, por meio da aplicação prática de ciência e tecnologia, para resolver questões locais. A ação tem como uma das novidades um envolvimento ainda mais próximo dos concorrentes, por meio de workshops e mentorias virtuais executados por voluntários, tanto durante o período de inscrições quanto nas etapas semifinalistas.

As equipes participantes devem ter de três a cinco integrantes. Cada um dos grupos precisa desenvolver um projeto que destaque o uso desses campos do conhecimento para diagnosticar demandas reais e apresentar respostas que melhorem a qualidade de vida das pessoas.

Como é o lugar onde você vive?; Quem são as pessoas que compartilham esse espaço com você?; Como tornar esse lugar melhor para viver e conviver? – esses são alguns dos questionamentos utilizados pelo Prêmio Respostas para o Amanhã, como convite para ideias e ações que possam fazer diferença na vida das comunidades.

Abordagem STEM

A premiação tem foco na abordagem STEM – sigla em inglês para Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) –, que parte de um desafio ou problema para possibilitar múltiplas soluções ou respostas.  A proposta é incentivar a busca dos jovens pelas carreiras científicas e tecnológicas.

Etapas da premiação e prêmios

Os semifinalistas serão anunciados em agosto, e os finalistas, em outubro. Em novembro, será feita a divulgação dos vencedores, que serão definidos por uma comissão avaliadora junto ao júri popular.

Estudantes, professores e escolas responsáveis pelos projetos serão contemplados com certificados e prêmios, conforme cada etapa de seleção. Para os projetos semifinalistas, o professor orientador e até um docente parceiro ganharão um notebook Samsung.

No caso dos projetos finalistas, ocorrerá a participação das dez equipes na II Mostra do Prêmio Respostas para o Amanhã e um notebook Samsung para cada estudante que participou do trabalho. Como prêmios para os projetos vencedores nacionais, os estudantes poderão ganhar um smartphone – prêmio reservado ao primeiro lugar.  O segundo colocado receberá um tablet, enquanto o terceiro ganhará um smartwatch.

Participação do DF

“A escola nos proporciona uma vivência muito bacana, e fazer parte desse projeto foi uma honra”, relata a estudante de fisioterapia Nathália Cabral. Em 2017, quando era aluna do segundo ano do ensino médio do Centro Agrourbano Ipê Riacho Fundo, ela integrou a equipe que concorreu com a iniciativa Agrourbano plantando água.

“O CE Agrourbano Ipê tem como objetivo passar essa conscientização e o uso consciente da água”, destaca Nathália. “Fazer parte do desenvolvimento desse projeto foi maravilhoso.”

Solve for Tomorrow no Brasil

A edição brasileira do Solve for Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A coordenação-geral do prêmio é do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Cronograma 

  • Inscrições: abertas até 30 de junho, com workshops virtuais para auxiliar as equipes.
  • 1º/7 a 2/8: avaliação dos projetos que cumpriram os critérios de participação.
  • 3/8: divulgação dos semifinalistas.
  • 9/8 a 30/9: mentorias para os semifinalistas.
  • 8/10: divulgação dos finalistas.
  • 13/10 a 12/11: mentorias para os finalistas.
  • 11 a 17/11: votação para definir vencedores escolhidos pelo júri popular.
  • 17/11: avaliação da comissão para definir vencedores nacionais durante a II Mostra Respostas para Amanhã.
  • 18/11: Cerimônia de anúncio dos vencedores nacionais e do júri popular.

Docente, faça aqui sua inscrição.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

*Com informações da Secretaria de Educação