31/03/2021 às 11:06, atualizado em 31/03/2021 às 11:48

Alta tecnologia para evitar corte inesperado de luz

Novo sistema da CEB-D permite isolar um eventual defeito e recompor automaticamente o fornecimento em poucos segundos

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Funcionários da CEB-D configuram o novo sistema Self-healing: melhoras no tempo de serviço | Foto: Divulgação/CEB-D

[Numeralha titulo_grande=”8,8 mil ” texto=”moradores do Recanto das Emas já estão beneficiados com a nova tecnologia” esquerda_direita_centro=”direita”]

A CEB Distribuição, empresa do Grupo Neoenergia, colocou em operação uma tecnologia de ponta em automação da rede elétrica ainda inédita no Distrito Federal. Denominado Self-healing, o sistema de reconfiguração permite isolar um eventual defeito na rede de distribuição de energia e recompor o fornecimento automaticamente para a maior parte da área afetada. A inovação possibilita o restabelecimento da energia de forma mais rápida que o modelo convencional e amplia as opções de manobras.

O primeiro sistema foi instalado no Recanto das Emas, beneficiando mais de 8,8 mil habitantes da região. Até o fim do ano, a empresa tem a previsão de expandir a solução para outras regiões do DF. A incorporação da tecnologia assegura melhor continuidade do serviço prestado pela CEB-D, aprimorando a qualidade do fornecimento de energia para os clientes da distribuidora.

Como funciona 

[Olho texto=”“A CEB-D está empenhada na modernização e digitalização da rede elétrica do Distrito Federal com novas tecnologias para melhorar a qualidade do fornecimento de energia e segurança da população” ” assinatura=”Frederico Candian, presidente da CEB-D” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Na prática, os fatores que geram as interrupções são isolados rapidamente por meio da interação entre os equipamentos que compõem o sistema de forma automática. No caso de uma árvore cair em cima da rede elétrica e interromper o fornecimento de energia, o sistema já identifica o ponto onde houve a interrupção, isola somente a área afetada e recompõe o fornecimento de energia automaticamente a todos os clientes impactados.

Até então, um restabelecimento levaria cerca de uma hora e meia – entre identificação e religamento por uma equipe técnica. Com a instalação do sistema, essa operação demanda poucos minutos, ou até segundos, para ser concluída. A inovação traz benefícios para todos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

“Adotando as melhores práticas da Neoenergia, a CEB-D está empenhada na modernização e digitalização da rede elétrica do Distrito Federal com novas tecnologias para melhorar a qualidade do fornecimento de energia e segurança da população, a fim de atender cada vez melhor às exigências de nossos clientes”, destaca o presidente da CEB-D, Frederico Candian.

*Com informações da CEB-D