31/03/2021 às 16:05, atualizado em 01/04/2021 às 16:14

O que abre e fecha no feriado prolongado da Semana Santa

Confira como os serviços públicos vão funcionar nos próximos dias

Por IAN FERRAZ, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | Edição: Renata Lu

O Olhos d’Água é um dos 17 parques que estarão abertos ao público| Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Comemora-se, na sexta-feira (2/4), o feriado nacional da Paixão de Cristo. No Distrito Federal, foi decretado ponto facultativo para o funcionalismo público local na quinta-feira (1º/4). Com o feriadão prolongado, o funcionamento dos serviços públicos é alterado. Confira, a seguir, o que abre e fecha na Semana Santa e programe-se para não ser pego de surpresa.

Saúde

As emergências dos hospitais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam 24h por dia, sem interrupção dos serviços.

Ônibus

Na quinta-feira (1º), vão rodar com a tabela horária de dia útil; na sexta (2), com a tabela horária de domingo.

Metrô

Na quinta, o Metrô-DF funcionará normalmente (das 5h30 às 23h30)
Na Sexta-feira Santa, o funcionamento seguirá o horário de feriado: das 7h às 19h.

Cultura

Os espaços administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) estão fechados temporariamente por conta da pandemia.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Brasília abre suas portas para visitação pública de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Estará em funcionamento durante todo o feriado de Páscoa, nesse horário.

Zoológico

O Jardim Zoológico de Brasília abre as portas para visitação pública de terça-feira a domingo e feriados, das 9h às 17h. Segue em funcionamento durante todo o feriado de Páscoa, nesse horário.

Banco de Brasília (BRB)

Agências abrem na quinta-feira no horário novo: das 9h às 10h, para prioridades, e das 10h às 14h para o restante do público. As agências em shopping centers funcionam das 13h às 17h. Na Sexta-feira Santa, nenhuma agência vai funcionar.

Correspondentes abrem normalmente na quinta-feira, mas não na Sexta-feira Santa.

Conselhos Tutelares

Os Conselhos Tutelares funcionarão em regime de plantão na quinta-feira e na Sexta-feira Santa, somente por telefone para receber denúncias: (61) 3234-8555 e 3234-2876.

Na Hora

Os postos do Na Hora localizados em shoppings vão seguir o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais na quinta-feira. Na Sexta-feira Santa, eles não funcionam.

Procon-DF

Atendimento presencial na sede até às 17h e pelo telefone 151 na quinta (1). O órgão atuará na força-tarefa na quinta (1) e na sexta-feira (2)

Pró-Vítima

O Pró-Vítima funcionará em regime de plantão tanto na quinta-feira quanto na Sexta-feira Santa.

Restaurantes comunitários

Fechados na Sexta-feira Santa, estarão abertos na quinta-feira e no sábado. Aos domingos, não funcionam.

Alojamento provisório do Abadião

Aberto ininterruptamente.

Casas de passagem e casas de acolhimento institucional

Abertas ininterruptamente.

Cras e Creas

Fecham apenas na Sexta-feira Santa. As atividades voltam ao normal na segunda-feira (5).

Centros Pop

As unidades de Taguatinga e Plano Piloto funcionam diariamente das 7h às 18h.

Caesb

As equipes de manutenção vão trabalhar em regime de plantão na quinta-feira e na Sexta-feira Santa. Não haverá atendimento nos escritórios e postos do Na Hora e nem expediente. O atendimento remoto, Agência Virtual, app, site e telefone 115 funcionam ininterruptamente.

A Caesb informa que, por meio dos canais virtuais, é possível solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, consulta de protocolos, parcelamento de débitos, primeira ligação de água, autoleitura, ressarcimento de danos, alteração do titular ou do vencimento da conta, religação de água, débitos, manutenção de redes, além de serviços comerciais como análise de contas, atualização de cadastro e religação.

CEB Distribuição

As equipes de emergência e o teleatendimento da CEB Distribuição funcionam diariamente, atuando 24 horas por dia, sete dias por semana.

As agências de atendimento continuam temporariamente fechadas devido às medidas de prevenção ao enfrentamento da pandemia do covid-19. O funcionamento dos postos de atendimento da CEB-D no NaHora seguirá as orientações da Secretaria de Justiça (Sejus).

Na Agência Virtual (agenciadigital.ceb.com.br) e no aplicativo para smartphones CEB Distribuição, estão disponíveis 24 horas por dia, sem fila de espera, para maior comodidade da população, muitas funções, como informar falta de energia, imprimir segunda via de fatura e fazer pedido de religação de energia.

DER/DF

Nesta quinta-feira (1º) não haverá atendimento presencial aos cidadãos no setor de Multas e Penalidades na sede do órgão.

As operações de reversão de sentido nos horários de pico nas vias DF-003 e DF-095 / BR-070 serão realizadas normalmente. Nesta quinta, que é ponto facultativo, o Eixo Rodoviário estará aberto ao tráfego de veículos normalmente, bem como a faixa exclusiva de ônibus da EPNB permanece exclusiva apenas aos coletivos, vans escolares e táxis.

Já na Sexta-feira Santa, por conta do feriado da Paixão de Cristo, as operações de reversão na subida do Colorado e na Estrutural / BR-070 não serão realizadas, e na DF-002 (Eixo Rodoviário) será operado o Eixão do Lazer entre as 6h e as 18h. Na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (DF-075), a faixa exclusiva para ônibus estará liberada para o tráfego de todos os veículos.

SLU

Serviços de varrição, coleta seletiva e coleta convencional funcionam normalmente na quinta-feira.

Na Sexta-feira Santa, esses serviços serão elaborados em regime de plantão. A Unidade de Recebimento de Entulho (URE) estará fechada na Sexta-feira Santa.

Defesa Civil

A Defesa Civil estará disponível em todo o feriado da Semana Santa, em esquema de plantão para atender todo o DF. Os acionamentos devem ser feitos via 199 ou, em caso de emergência, pelo 193.

Polícia Civil

As delegacias 24h funcionam normalmente durante todo o feriado.

Polícia Militar

Quinta-feira é ponto facultativo para os policiais do serviço administrativo. Da Sexta-feira Santa a domingo, a Polícia Militar trabalha apenas com o serviço operacional, sem o auxílio do administrativo.

Corpo de Bombeiros

Funcionará em regime de plantão, 24h por dia.

DF Legal

A força-tarefa do órgão atuará normalmente durante todo o feriado. O DF Legal informa também que não haverá atendimento ao público.

Parques

· Parque Recreativo do Gama
Aberto todos os dias das 6h às 18h

· Parque Distrital das Copaíbas
Aberto todos os dias das 8h às 18h

· Monumento Natural Dom Bosco
Aberto todos os dias das 6h às 18h

· Parque Ecológico do Paranoá
Aberto todos os dias das 6h às 18h

· Parque Ecológico Sucupira
Aberto todos os dias 6h ás 20h

· Parque Ecológico do Lago Norte
Aberto todos os dias das 6h às 18h

· Parque Ecológico da Asa Sul
Aberto todos os dias das 6h às 20h

· Parque Ecológico Olhos d’água
Aberto todos os dias. Portão principal: das 5h30 às 20h. Portões laterais: das 6h às 18h

· Parque Ecológico Ezechias Heringer
Aberto todos os dias das 6h às 22h

· Parque Ecológico de Águas Claras
Aberto todos os dias das 5h às 22h

· Parque Ecológico do Riacho Fundo
Aberto todos os dias das 6h às 18h

· Parque Ecológico Areal
Aberto todos os dias das 6h às 18h

· Parque Ecológico Veredinha
Aberto todos os dias das 6h às 22h

· Parque Ecológico Cortado
Aberto todos os dias das 6h às 18h

· Parque Ecológico Três Meninas
Aberto todos os dias das 7h às 18h

· Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul
Aberto todos os dias das 6h às 18h

· Parque Ecológico Península Sul
Aberto todos os dias das 6h às 22h