01/04/2021 às 10:32

Cães doam sangue para salvar vidas dos “aumigos”

Hospital Veterinário de Taguatinga faz cerca de 30 transfusões por mês. Animais da PMDF e do Corpo de Bombeiros ajudam com doações

Por Alline Martins, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/ Hvet

Para doar, o cachorro precisa ter entre 2 e 6 anos, ser vacinado e vermifugado, pesar mais que 27kg, ser livre de ectoparasitas (como pulgas e carrapatos), não ter tido doença recente e ser dócil | Foto: Divulgação/ Hvet

Você sabia que os cães também podem doar e receber sangue, assim como os humanos? O Hospital Veterinário de Taguatinga (Hvep) realiza, por mês, cerca de 30 transfusões entre os bichinhos. Elas ajudam a salvar vidas em tratamentos de doenças, durante procedimentos cirúrgicos e no atendimento de vítimas de acidentes.

[Olho texto=”“Montamos um banco de dados de pessoas interessadas em trazer o cão para doar e, quando precisamos, entramos em contato e verificamos se há disponibilidade de trazer o animal e já fazer a transfusão”” assinatura=”Mayara Cauper, diretora do Hospital Veterinário de Taguatinga” esquerda_direita_centro=”direita”]

Porém, não é qualquer cachorro que pode ser um doador. Ele precisa ter entre 2 e 6 anos, pesar mais que 27kg, ser vacinado e vermifugado, livre de ectoparasitas (como pulgas e carrapatos), não ter tido doença recente e ser dócil. Os interessados que tiverem cachorros nestas condições podem entrar em contato pelo Whatsapp (61) 99687-8007.

“A gente não tem um banco de sangue. Montamos um banco de dados de pessoas interessadas em trazer o cão para doar e, quando precisamos, entramos em contato e verificamos se há disponibilidade de trazer o animal e já fazer a transfusão”, explica a diretora do Hospital Veterinário de Taguatinga, Mayara Cauper.

O Knox, um American Bully muito dócil, é um dos cães doadores frequentes do Hospital Veterinário de Taguatinga. “Eu já fiz estágio na unidade e acho a ação muito importante para salvar vidas”, diz a dona do cachorro e veterinária Neivirene Morais, 32 anos. Além dele, outros dois cães dela fazem doações num intervalo de três meses. Aliás, segundo Mayara Cauper, este é o tempo que deve ser respeitado entre uma doação e outra para não prejudicar a saúde do animal doador.

Parceria

Quando o hospital ou o responsável pelo animal que está necessitando de transfusão não consegue encontrar um doador ou comprar uma bolsa de sangue, o Hvep recorre aos cães da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Nós temos um plantel com 45 cães e todos têm pré-requisitos para doação. Quando o hospital veterinário público ou a Universidade de Brasília solicita, a gente encaminha um deles”, explica o comandante do Batalhão de Policiamento com Cães da PMDF, major Carlos Augusto Ferreira dos Reis.

Ele conta que fazem, em média, duas doações por mês. A maioria, feita pela raça Pastor-belga Malinois. “A doação pode ser entre cães de raças diferentes. Nós fazemos o teste de compatibilidade e, estando tudo certo, realizamos a transfusão”, explica Mayara Cauper.

Dois cães do Corpo de Bombeiros também fazem doações de sangue para o hospital, semestralmente, para não cansar os labradores que fazem parte da equipe de salvamento da corporação.