04/04/2021 às 17:15, atualizado em 04/04/2021 às 17:38

Obras para deixar Planaltina ainda mais bonita

Praças, parques infantis, quadras de campo sintético e poliesportivas passam por reforma completa. Investimento é de mais de R$ 1,5 milhão

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

A Praça Salviano Guimarães, um dos principais pontos turísticos da cidade, terá troca de grama, poda de árvore, pintura e revitalização dos meios-fios, assim como reparos nos equipamentos públicos | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Primeiro núcleo urbano do Distrito Federal, Planaltina recebe melhorias desde infraestrutura da cidade ao lazer. Praças, parques infantis, quadras de campo sintético e poliesportivas passam por reforma completa, além de pavimentação no Jardim Roriz. O investimento para melhorar a qualidade de vida de cerca de 200 mil moradores ultrapassa R$ 1,5 milhão, provenientes de emenda parlamentar do deputado Cláudio Abrantes.

[Olho texto=”“É um dos principais pontos turísticos da cidade, muito frequentado pela comunidade e por visitantes que vêm de outras regiões”” assinatura=”Célio Rodrigues, administrador regional” esquerda_direita_centro=”direita”]

Patrimônio histórico da região administrativa, a Praça Salviano Guimarães terá troca de grama, poda de árvore, pintura e revitalização dos meios-fios, assim como reparos nos equipamentos públicos do local. “É um dos principais pontos turísticos da cidade, muito frequentado pela comunidade e por visitantes que vêm de outras regiões”, comenta o administrador Célio Rodrigues.

A revitalização está sendo feita pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). O diretor de Urbanização do órgão, Sérgio Lemos, lembra que outra ação é a pavimentação da quadra 7 do Jardim Roriz. “São 600 metros de vias pavimentadas para dar mais conforto e segurança aos moradores da cidade”, informa.

Empresário na cidade, Marcelo Rosa, 47 anos, aprovou as ações do governo local na cidade. Ele tem um quiosque de cachorro-quente próximo a Praça Salviano Guimarães há quase 30 anos e solicitou a reforma do local há 10 anos. “Dá mais vida ao local, que estava muito abandonado. Também é uma forma de atrair mais clientes”, comenta.

A reforma no campo sintético da Praça Arapoanga reivindicada pela comunidade foi atendida. Situação do local estava precária | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Outras obras

O campo sintético da Praça Arapoanga foi reformado. Pablo Moura, 21 anos, mora em frente ao espaço público. Ele lembra que a situação do local estava precária. “Há cinco anos, quando construíram essa quadra, ela não ficava vazia. Com o passar do tempo, ficou cheia de buracos. Reivindicamos por essa reforma há muito anos e só agora foi atendida”, comemora o comerciante.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Quatro parques infantis – na Praça São Sebastião, na quadra 1/2 da Vila Buritis, do Vale Amanhecer e Vila Vicentina – e quatro quadras poliesportivas, localizadas nas quadras 1 do Jardim Roriz, 1/2 e 6 da Vila Buritis e 25 do Buritis IV também foram restauradas.